ESPORTE – “EUA Superam Brasil com Aplauso de 122 a 87 e Avançam às Semifinais em Paris”

Na emocionante disputa das quartas de final do basquete masculino em Paris, nesta terça-feira (6), o Brasil viveu apenas 34 segundos de glória contra os Estados Unidos, uma verdadeira potência da modalidade. Desde o início, o confronto parecia insuperável para os brasileiros, que foram derrotados por 122 a 87. A seleção norte-americana, amplamente favorita, praticamente resolveu o jogo antes mesmo do intervalo, avançando com facilidade na competição.

Apesar do resultado, a trajetória do Brasil nos Jogos Olímpicos de Paris contou com momentos memoráveis. Esta foi apenas a segunda vez em 28 anos que a seleção brasileira chegou às fases eliminatórias do torneio, mostrando um crescimento significativo, mesmo que os resultados finais não tenham sido os esperados.

No primeiro quarto do jogo, o Brasil já se viu em desvantagem de dois dígitos, situação que se agravou ao longo do segundo quarto. Uma breve reação brasileira reduziu a diferença para oito pontos, mas os norte-americanos rapidamente ampliaram a vantagem com uma impressionante corrida de 21 a 2, indo para o intervalo com um placar de 63 a 36.

O terceiro quarto trouxe um breve equilíbrio, com o Brasil até vencendo a parcial por 35 a 31. No entanto, os Estados Unidos mantiveram o controle do jogo sem grandes dificuldades, rodando seu elenco e poupando seus principais jogadores. Bruno Caboclo, com 30 pontos, teve a performance mais destacada entre todos os atletas em quadra, enquanto Devin Booker foi o cestinha dos EUA, com 18 pontos.

O jogo marcou também a despedida do experiente armador Marcelinho Huertas da seleção brasileira. Aos 41 anos, Huertas encerra uma carreira internacional que incluiu participações em três Olimpíadas (Londres 2012, Rio 2016 e Paris 2024), contabilizando 20 anos de serviços prestados ao basquete brasileiro. Na sua despedida, Huertas somou nove pontos e cinco assistências, sendo aplaudido por sua liderança e suas inúmeras contribuições ao esporte.

Com a vitória, os Estados Unidos avançam para enfrentar a Sérvia na semifinal. As duas equipes já se enfrentaram na fase de grupos, com vitória para os norte-americanos. A outra semifinal será entre França e Alemanha, que também já se enfrentaram na primeira fase do torneio. Ambos os jogos acontecem nesta quinta-feira (8), e as finais estão programadas para sábado (10).

Os Estados Unidos buscam o quinto ouro consecutivo no basquete masculino, enquanto a Sérvia, herdeira do ouro olímpico conquistado pela Iugoslávia em 1980, tenta retomar a glória. França e Alemanha, por sua vez, lutam por um inédito título olímpico, com a Alemanha ainda em busca de sua primeira medalha na modalidade.

A jornada do Brasil pode ter terminado, mas o torneio segue cheio de promessas e expectativas, com o mundo do basquete atento a cada lance destes emocionantes Jogos Olímpicos.

Sair da versão mobile