ESPORTE – Duração do Campeonato Brasileiro de 2025 será de 10 meses, com início em março e término em dezembro, segundo calendário divulgado pela CBF.



A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou nesta terça-feira (12) as novidades para o calendário do futebol nacional em 2025. Uma das mudanças mais significativas é a duração do Campeonato Brasileiro, que contará com 10 meses de disputas, iniciando em 29 de março e encerrando em 21 de dezembro. Essa alteração foi necessária para evitar conflitos com o Mundial de Clubes do próximo ano, que contará com a participação de times brasileiros, como Flamengo, Fluminense, Palmeiras e o campeão da Copa Libertadores, que pode ser Atlético-MG ou Botafogo. O Mundial está programado para ocorrer entre 15 de junho e 13 de julho.

Além disso, outra modificação diz respeito à data de início dos campeonatos estaduais, que terão início em 12 de janeiro e término em 26 de março. O presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, destacou a importância do diálogo com as Federações e a Comissão Nacional de Clubes para a elaboração do novo calendário, visando o bem-estar de clubes, federações, atletas, dirigentes e fãs do futebol brasileiro.

Uma inovação estabelecida pela CBF é a criação de um intervalo para o retorno de jogadores convocados para as seleções aos seus clubes, com um prazo de 48 horas entre o fim do período da Data Fifa e os jogos do Brasileirão. Esta será a terceira vez consecutiva que o Campeonato Brasileiro sofrerá uma interrupção durante as Datas Fifa.

O presidente da entidade ressaltou a importância do desprendimento e compreensão de todos os envolvidos para as melhorias no futebol brasileiro. O calendário de 2025 também inclui datas para a Supercopa do Brasil, Copa do Brasil, Série A, Série B, Série C, Série D, Copa Libertadores, Copa Sul-Americana, Recopa e o Mundial de Clubes.

Em resumo, as mudanças no calendário visam tornar o futebol brasileiro mais organizado e interessante para todos os envolvidos, seguindo um planejamento que contempla as principais competições nacionais e internacionais.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo