ESPORTE – Duda e Ana Patrícia Serão Porta-Bandeiras do Brasil no Encerramento dos Jogos Olímpicos em Paris



As campeãs olímpicas de vôlei de praia Duda Lisboa e Ana Patrícia foram escolhidas para ser as porta-bandeiras do Brasil na cerimônia de encerramento dos Jogos de Paris, agendada para este domingo (11) às 16h (horário de Brasília) no Stade de France. A decisão foi anunciada pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) na tarde deste sábado (10).

Duda, natural de São Cristóvão, em Sergipe, e Ana Patrícia, de Espinosa, em Minas Gerais, conquistaram a medalha de ouro na sexta-feira (9), quebrando um jejum de 28 anos sem títulos olímpicos no vôlei de praia feminino para o Brasil. A dupla foi invicta na competição, vencendo sete partidas consecutivas. Na final, superaram as canadenses Melissa Humana-Paredes e Brandie Wilkerson em um jogo disputado que terminou em 2 sets a 1, com parciais de 26-24, 12-21 e 15-10.

Paulo Wanderley, presidente do COB, comentou sobre a conquista e a escolha das atletas como porta-bandeiras: “Duda e Ana Patrícia representaram com excelência os principais valores olímpicos e nos encheram de orgulho. Quebraram um jejum de ouros para o Brasil no vôlei de praia que perdurava por 28 anos, desde o histórico título de Jackie Silva e Sandra Pires em Atlanta 1996. A bandeira brasileira está em excelentes mãos”.

A conquista de Duda e Ana Patrícia remonta ao primeiro ouro olímpico do Brasil no vôlei de praia feminino, alcançado por Jackie Silva e Sandra Pires em Atlanta 1996, em uma final brasileira contra Adriana Samuel e Mônica Rodrigues. Nos Jogos de Sidney 2000, o Brasil voltou a subir ao pódio com uma prata para Adriana Behar e Shelda Bede, e um bronze para Adriana Samuel e Sandra Pires. Naquela edição, Sandra Pires também teve a honra de ser a porta-bandeira, sendo a primeira mulher a liderar a delegação brasileira na cerimônia olímpica.

Rogério Sampaio, chefe da comissão brasileira em Paris e diretor-geral do COB, enfatizou a importância do vôlei de praia para o esporte brasileiro: “O vôlei de praia é uma modalidade importantíssima para o esporte brasileiro, que frequentemente vai a pódios em Campeonatos Mundiais e Jogos Olímpicos há pelo menos três décadas. Esta escolha por Duda e Ana Patrícia se deve muito ao merecimento delas, e também uma homenagem a tantos atletas do passado que construíram essa história de sucesso”.

Vale lembrar que na abertura da Olimpíada em Paris, realizada no último dia 26 de julho, os porta-bandeiras brasileiros foram o canoísta Isaquias Queiroz, que conquistou a prata no C1 1.000m, e a jogadora de rugby Raquel Kochhann, simbolizando a diversidade e a excelência do esporte brasileiro na competição global.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo