De acordo com o médico da delegação brasileira, André Guerreiro, a lesão afeta as vértebras L4 e L5. Esta é a mesma condição que Romani enfrentou há três anos e meio, antes de competir nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. Apesar de um tratamento prévio envolvendo correção cirúrgica, a hérnia voltou a causar problemas, levando o atleta a tomar a difícil decisão de abandonar os Jogos de Paris.
Romani era considerado um dos favoritos ao pódio na capital francesa. Recentemente, havia viajado para León, na Espanha, para intensificar seus treinamentos. No entanto, devido às constantes dores lombares, ele retornou ao Brasil na última sexta-feira, 19 de julho. Na Espanha, Romani já tinha passado por diversos tratamentos fisioterápicos e medicamentais, mas infelizmente, sem obter os resultados esperados.
Em comunicado oficial à CBAt, Darlan Romani relatou que as dores são tão intensas que ele não consegue sequer caminhar. O atleta aproveitou para agradecer o apoio dos fãs, parceiros e patrocinadores, demonstrando gratidão em um momento tão desafiador de sua carreira.
Além do título mundial indoor conquistado em Belgrado, Sérvia, Romani carrega no currículo o bicampeonato pan-americano no arremesso de peso, vencendo as edições de Lima em 2019 e Santiago em 2023. Nos Jogos Olímpicos de Tóquio, Darlan alcançou a quarta posição, mesmo resultado obtido no Campeonato Mundial de Atletismo de Doha, Catar, em 2019.
A ausência de Darlan Romani representa uma perda significativa para a delegação brasileira, que agora contará com 42 atletas em Paris, sendo 19 mulheres e 23 homens. No próximo dia 23 de julho, 18 atletas convocados embarcarão para Portugal, onde realizarão aclimatação no Complexo Esportivo de Desmor, em Santarém. A equipe brasileira se instalará na Vila Olímpica em Paris cinco dias antes do início das provas de atletismo, programadas para ocorrer entre 1º e 11 de agosto.
A notícia da desistência de Darlan Romani é certamente um golpe para o atletismo brasileiro, mas sua saúde e recuperação são as prioridades. O mundo do esporte aguarda sua volta aos treinos e competições, desejando uma recuperação rápida e completa.