ESPORTE – Copa do Mundo de 2030 terá partidas em seis países, celebrando 100 anos da primeira edição em Uruguai, Argentina e Paraguai também receberão jogos.

A Copa do Mundo de 2026 chegou ao fim de forma grandiosa, registrando um total de 304 gols em 104 partidas. O torneio, que contou com a participação de 48 seleções em três países-sede—Estados Unidos, Canadá e México—foi um marco na história do futebol. No entanto, a expectativa já se volta para a próxima edição do evento, que promete ser ainda mais surpreendente.

A Copa do Mundo de 2030 não se limitará a três sedes, mas se espalhará por seis países em três continentes: Espanha, Portugal, Marrocos, Uruguai, Argentina e Paraguai. Este evento ocorrerá entre os dias 8 de junho e 21 de julho de 2030, celebrando um século da primeira Copa do Mundo, realizada no Uruguai em 1930. Para marcar essa data histórica, a cerimônia de abertura e a partida inaugural do torneio acontecerão em solo uruguaio, reconhecendo o país como o primeiro campeão da história.

Além disso, a Argentina também desempenhará um papel significativo na Copa, sendo a anfitriã da primeira partida da sua seleção no torneio, em reconhecimento à sua trajetória como finalista e vice-campeã em 1930. O Paraguai, por sua vez, receberá um jogo de seu grupo, veiculando o respeito à sua posição como sede da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol).

Com isso, os seis países que serão anfitriões já têm presença garantida no torneio. A Argentina, Uruguai e Paraguai se classificaram automaticamente através da cota de distribuição de vagas da América do Sul, enquanto Espanha e Portugal também têm suas vagas asseguradas na cota europeia e Marrocos pela cota africana.

Entretanto, a FIFA planeja uma expansão da Copa, considerando aumentar a participação de seleções para 64, o que poderia trazer novas oportunidades para países menos tradicionais no cenário do futebol mundial. Essa mudança, que ainda está em fase de consideração, pode consolidar a fase de 16-avos de final, enchendo as arquibancadas de ineditismos e surpresas agradáveis, como a histórica classificação de seleções como Cabo Verde.

O atual presidente da FIFA, Gianni Infantino, já mencionou que a última edição, que contou com 48 seleções, foi um sucesso, e isso incentiva a discussão sobre mais mudanças para o futuro. Com a aproximação de 2030, a paixão pelo futebol continua a crescer, trazendo novas possibilidades e um panorama emocionante para o que está por vir. A contagem regressiva já começou.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo