Uma novidade para este ano é a distribução de duas vagas para a Copa Libertadores da América, destinadas ao campeão e ao vice-campeão do torneio. As primeiras quatro fases da Copa do Brasil se darão em jogos únicos. Em caso de empate após 90 minutos, a classificação será decidida através de disputas de pênaltis. As fases seguintes, que incluem os momentos decisivos da competição, ocorrerão em partidas de ida e volta. Vale ressaltar que, pela primeira vez na história do torneio, a final será realizada em um único jogo, agendado para 6 de dezembro.
Na fase inicial, as 28 equipes que participam são aquelas que possuem a menor pontuação no Ranking Nacional de Clubes (RNC), um sistema organizado pela CBF. Os clubes que progredirem nesse primeiro estágio se juntarão a outros 74 times na segunda fase, totalizando assim 88 participantes. A terceira etapa verá os 44 classificados da fase anterior, além dos campeões das Copas Verde (Paysandu), Nordeste (Confiança, que herdou a vaga do Bahia) e também equipes da Série C (Ponte Preta) e Série D. A quarta fase contará apenas com os 24 classificados anteriores.
Os times da Série A do Campeonato Brasileiro, como Flamengo, Palmeiras, São Paulo e Corinthians, entrarão na competição apenas na quinta fase, junto com os 12 classificados que avançarem da quarta fase.
Os jogos da primeira fase prometem muita emoção e são apenas o começo de uma competição que tem grandiosos desafios pela frente. O calendário está repleto de confrontos interessantes e a expectativa para as disputas é alta entre os torcedores e as equipes participantes. Com um formato dinâmico e novas diretrizes, a Copa do Brasil se apresenta como uma vitrine para o futebol nacional em sua forma mais emocionante.







