A decisão de transferir a partida do estádio Campeón Del Siglo para o Centenário foi motivada pela questão da segurança das torcidas. A Polícia local afirmou que o novo local oferece uma capacidade maior de público e melhores condições para controlar o acesso das duas torcidas, o que garante a segurança de todos os envolvidos.
A mudança do local do jogo ocorreu após o Ministro do Interior do Uruguai, Nicolas Martinelli, solicitar à Associação Uruguaia de Futebol que a partida fosse realizada apenas com a presença da torcida uruguaia. Isso se deu em decorrência de atos de vandalismo protagonizados por torcedores do Peñarol na praia do Recreio, no Rio de Janeiro, que colocaram em risco a segurança dos brasileiros.
A situação dos torcedores do Botafogo que estão no Uruguai para acompanhar o jogo está sendo monitorada pelos Ministérios das Relações Exteriores e do Esporte. Com o apoio da Embaixada do Brasil em Montevidéu, um canal de diálogo foi aberto com o governo uruguaio para garantir a segurança dos torcedores brasileiros.
O Botafogo entra em campo com uma grande vantagem, após golear o Peñarol por 5 a 0 na partida anterior. O confronto promete ser emocionante e decisivo, com a torcida ansiosa pelo desfecho dessa disputa acirrada nas semifinais da Copa Libertadores.