A confusão que resultou nas expulsões dos jogadores aconteceu no apito final da partida. Alcaraz e Yuri Alberto foram denunciados por agressão e enquadrados no artigo 254-A do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, que trata da prática de agressão física durante a partida. Enquanto Alcaraz recebeu quatro jogos de suspensão, Yuri Alberto teve sua conduta classificada como jogada violenta e ficará apenas dois jogos fora. Por sua vez, Cacá, do Corinthians, foi denunciado por ato desleal e também pegou dois jogos de suspensão.
Além dos jogadores, membros das equipes técnicas e da comissão também foram punidos. O auxiliar técnico Emiliano Dias, do Corinthians, terá que cumprir uma partida de suspensão. Já Fabinho Soldado, executivo de futebol do clube paulista, terá um afastamento de 15 dias. Os gandulas Thiago Rezetti e Alessandro da Silva foram suspensos por 20 dias cada um. O Corinthians ainda foi multado em R$13 mil, enquanto o Flamengo terá que pagar R$8 mil pela confusão e o atraso no reinício da partida.
Todas as decisões são de primeira instância e ainda cabem recursos no Pleno do STJD. A violência e os episódios de indisciplina em campo são preocupantes e precisam ser combatidos com rigor, a fim de preservar a integridade e o espírito esportivo nas competições de futebol.