De acordo com o comunicado oficial divulgado pela CBF na noite de quarta-feira (1), a decisão abrange equipes de todas as competições e divisões do futebol brasileiro que se enquadram nos critérios estabelecidos. Inclusive, a partida entre Internacional e Juventude, válida pela Copa do Brasil e que estava marcada para acontecer no estádio Beira-Rio, em Porto Alegre, já havia sido adiada anteriormente.
A situação de calamidade provocada pelas fortes chuvas no Rio Grande do Sul também foi confirmada pela Defesa Civil, que registrou um total de 13 mortes, 12 feridos, 21 desaparecidos e mais de 67.860 pessoas afetadas por alagamentos, inundações, enxurradas e vendavais. O número de desalojados já ultrapassa os 9.993, enquanto aqueles que precisaram buscar abrigo em locais públicos ou instituições de assistência chegam a 4.599.
Essa situação de emergência no estado demonstra a gravidade das chuvas e a necessidade de atenção por parte das autoridades e da população em geral. Além dos impactos sociais e econômicos, as chuvas também geram reflexos no calendário esportivo, exigindo medidas que garantam a segurança e o bem-estar de todos os envolvidos.