ESPORTE – Brasília sediará Mundial de Marcha Atlética por Equipes em 2026, anunciado por presidente da World Athletics. Capital concorreu com outras duas cidades.

Brasília foi escolhida para sediar o Campeonato Mundial de Marcha Atlética por equipes em 2026. O anúncio foi feito pelo presidente da World Athletics, Sebastian Coe, em comunicado oficial à Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) nesta terça-feira (25). A capital federal, concorrendo com outras duas cidades, Samborondón (Equador) e Varsóvia (Polônia), foi a escolhida para receber o evento.

Esta será a terceira vez que o Brasil receberá uma competição da World Athletics. Em 2008, o Rio de Janeiro sediou o Mundial de Meia Maratona e, em 1998, Manaus foi a sede do Mundial de Revezamento de Rua. Inicialmente, o evento está programado para abril, com previsão de início em 12 de abril, data que marca o aniversário da capital brasileira, que completará 66 anos em 2026. Durante o mês de abril, Brasília registra temperaturas entre 17 e 28 graus, devido à sua localização a 1.172 metros de altitude.

O secretário de Esporte e Lazer do Distrito Federal, Renato Junqueira, afirmou que Brasília está pronta para sediar o Mundial de Marcha Atlética por Equipes, destacando a infraestrutura esportiva, logística eficiente, segurança e o cenário icônico da cidade. O percurso da prova será montado na Esplanada dos Ministérios, local que possui outros monumentos turísticos importantes.

Além disso, Brasília é reconhecida como o local de origem de grandes talentos na marcha atlética, como Caio Bonfim, primeiro brasileiro a conquistar uma medalha olímpica na modalidade. O Centro de Marcha Atlética de Sobradinho também revelou atletas de destaque, como Max Batista e Gabriela Muniz, que competiram nas provas de marcha atlética nos Jogos de Paris 2024.

Com a escolha de Brasília como sede do Mundial em 2026, o Brasil se torna o primeiro país do hemisfério sul a receber a maior competição de Marcha Atlética do planeta. A expectativa é que o evento traga visibilidade e oportunidades de desenvolvimento para o atletismo brasileiro, consolidando o país como um polo esportivo de destaque.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo