ESPORTE – “Brasileiro Netinho conquista medalha de prata no Grand Prix de Taekwondo em Paris e se aproxima da vaga olímpica”



O atleta brasileiro Edvaldo Pontes, conhecido como Netinho, conquistou a medalha de prata no Grand Prix de Taekwondo em Paris, na França, neste sábado (02). O lutador de João Pessoa, paraibano, venceu quatro lutas consecutivas antes de ser derrotado pelo uzbeque Ulugbek Rashitov na final da categoria até 68kg.

Netinho tem ocupado a oitava posição no ranking mundial, e sua participação no Grand Prix é fundamental para acumular pontos na busca pela vaga nos Jogos Olímpicos de Paris em 2024. Os cinco primeiros colocados no ranking até dezembro garantirão presença nas Olimpíadas.

Antes da luta final, Netinho venceu Eyad Barakt, do Egito, Levante Josza, da Hungria, Dennis Baretta, da Itália, e Zaid Alhalawani, da Jordânia. Em todas as lutas, o brasileiro venceu por 2 a 0.

Apesar de ter sido vice-campeão mundial no ano passado na categoria até 74kg, a categoria não faz parte do programa olímpico dos Jogos de Paris. Portanto, Netinho está concentrado em conquistar uma vaga na categoria até 68kg.

Neste domingo (03), será o último dia do Grand Prix, e mais três brasileiros competirão: Maicon de Andrade e Ícaro Miguel, ambos na categoria até 80kg masculino, e Gabriele Siqueira na categoria até 67kg feminino.

A classificação para os Jogos Olímpicos de Paris em 2024 será baseada no ranking mundial. Os cinco melhores atletas de cada categoria, tanto feminina quanto masculina, garantirão vaga direta. Além disso, os melhores de cada peso no ranking do circuito mundial também assegurarão presença em Paris. O prazo limite para a classificação é dezembro deste ano.

Outra oportunidade para os atletas brasileiros conquistarem uma vaga olímpica é através do Torneio Pan-Americano de 2024. Os vice-campeões também terão chances de garantir uma vaga. Além disso, quatro convites, dois por gênero, serão distribuídos pela Federação Internacional de Taekwondo (World Taekwondo).

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo