O brasileiro dominou a luta desde o início, vencendo o primeiro assalto por decisão unânime dos árbitros. No segundo assalto, após acertar uma sequência de golpes, Bolinha levou o adversário ao nocaute e garantiu a vitória. Essa vitória é de extrema importância para Bolinha, que busca uma vaga na Olimpíada de Paris, em 2024. O Pan oferece duas vagas diretas para os Jogos Olímpicos do próximo ano, e o boxeador precisa de mais duas vitórias para garantir seu lugar na equipe brasileira.
No total, o boxe em Santiago conta com 13 categorias, sendo que 11 delas garantem vagas aos finalistas e duas (até 57 kg e até 60 kg, no feminino) classificam as quatro melhores atletas. Ou seja, ao todo estão em jogo 30 vagas para Paris.
Além do boxe, outras modalidades já estão em disputa em Santiago, como o beisebol e os saltos ornamentais. No sábado (21), outras 54 modalidades começam a definir os classificados para a próxima Olimpíada. Ao todo, 21 modalidades garantem vagas diretas para Paris 2024, enquanto outras doze contabilizam pontos para os respectivos rankings.
O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) levou a maior delegação da história do país para um evento internacional, com 621 atletas. A intenção é superar a performance do Pan de Lima, em 2019, onde o Brasil conquistou a segunda colocação, atrás apenas dos Estados Unidos, e registrou seu recorde tanto de medalhas de ouro (54) quanto de pódios (169).
Portanto, além de buscar novos recordes, os atletas brasileiros também estão em busca de vagas para a Olimpíada de Paris e o Pan-Americano de Santiago é a oportunidade perfeita para alcançar esse objetivo. A competição promete grandes emoções e torcemos para que os representantes brasileiros conquistem ótimos resultados.