Leonardo, que já havia se destacado nos Jogos Olímpicos de Paris em 2024, enfrentou na final o judoca Dzhafar Kostoev, dos Emirados Árabes Unidos, e acabou sendo derrotado. Mesmo assim, o desempenho do brasileiro impressionou a todos, incluindo ele mesmo, que destacou a importância desse resultado para o início do novo ciclo olímpico.
Em suas palavras após a competição, Leonardo Gonçalves agradeceu o apoio da torcida e falou sobre a gratificação de chegar à final de um Grand Slam tão importante logo no início do ciclo. O judoca brasileiro teve uma trajetória de vitórias nas fases anteriores, incluindo uma chave de braço decisiva contra o japonês Koki Kumasaka e triunfos no golden score contra o ucraniano Anton Savytskiy e o português Jorge Fonseca.
Apesar de não conseguir a medalha de ouro, a prata de Leonardo Gonçalves no Grand Slam de Paris representa um excelente começo para o judoca brasileiro nesse novo ciclo. Com uma performance consistente e determinação, Leonardo mostrou que está pronto para enfrentar os desafios que estão por vir e seguir em busca de mais conquistas para o judô brasileiro.