A prova foi dividida em duas descidas, e na primeira Lucas conquistou a 19ª melhor marca. Com a oportunidade de uma segunda descida para os 30 melhores atletas, o brasileiro avançou e fez o melhor tempo entre todos os competidores em sua segunda chance, chegando momentaneamente ao pódio. No entanto, na soma geral das duas descidas de todos os atletas, Lucas acabou ultrapassado no fim e ficou com a quarta posição.
O resultado obtido por Lucas Pinheiro ganha ainda mais destaque pelo fato de o atleta ter ficado um ano e meio sem treinar, após anunciar sua aposentadoria do esporte antes da temporada passada. Com pai norueguês e mãe brasileira, Lucas costumava competir pela Noruega e acumula em sua carreira 12 pódios em copas do mundo, incluindo cinco vitórias.
A participação de Lucas Pinheiro na etapa de Soelden se tornou um marco para o esqui alpino brasileiro, demonstrando o potencial e talento do atleta em uma competição de nível internacional. A superação e dedicação de Lucas foram evidenciadas nesse feito inédito, que sem dúvidas ficará marcado na história do esporte nacional.