ESPORTE – Brasil tem dois skatistas na final da Copa do Mundo de Skate Street em Kitakyushu; mulheres brasileiras ficam de fora da decisão.

Neste domingo, 30 de abril de 2023, dois atletas brasileiros estarão em busca do título na grande final da etapa de Kitakyushu, no Japão, da Copa do Mundo de skate street. Giovanni Vianna e Wallace Gabriel, ambos oriundos de São Paulo, representarão o Brasil na competição masculina, que terá início às 1h40 no horário de Brasília. No entanto, o país não terá atletas femininas na disputa que começará antes, às 0h40. As provas poderão ser acompanhadas ao vivo pelo canal da World Skate, entidade que rege a modalidade.

Na semifinal realizada no dia anterior, os skatistas precisaram se destacar em duas voltas e três manobras, onde a melhor pontuação de cada uma contava para o resultado final. Dos competidores, os oito que somassem as melhores notas avançariam para a grande decisão. Giovanni Vianna, que ocupa atualmente a 11ª posição no ranking masculino da World Skate, teve um desempenho notável, alcançando 156,81 pontos, sendo 68,26 na volta e 88,55 na manobra. Seu compatriota Wallace, que figura em 78º lugar na lista mundial e está participando de apenas seu segundo evento no circuito, garantiu a sexta posição com 153,69 pontos, dividido em 68,61 na volta e 85,08 na manobra. Por outro lado, João Lucas Alves, representando o Rio Grande do Sul, ficou na 14ª colocação, totalizando 107,30 pontos.

No cenário masculino, o skatista japonês Sora Shirai, quarto no ranking mundial e campeão em sua terra natal há dois anos, destacou-se na semifinal com a maior pontuação: 161,77 pontos. Ele teve uma performance impressionante, com 89,06 pontos nas manobras e 72,71 na volta. Sora superou seu compatriota Kairi Netsuke, número oito do mundo, por uma margem de dois pontos. A etapa em Kitakyushu é de fundamental importância, pois oferece pontos cruciais no ranking da World Skate, que será determinante para a classificação aos Jogos Olímpicos de Los Angeles em 2028.

O domínio japonês se estendeu também às mulheres, com Liz Akama liderando a semifinal com 147,24 pontos, seguida por Ibuki Matsumoto com 145,85 e Yumeka Oda com 143,00. Além disso, Nanami Onishi garantiu a oitava posição com 125,69 pontos. Todas essas atletas estão entre as 13 melhores do mundo segundo o ranking da World Skate.

As brasileiras Pâmela Rosa e Isabelly Ávila foram eliminadas nas quartas de final, ocupando, respectivamente, a 16ª e 53ª posições no ranking. A maranhense Rayssa Leal, vice-líder da classificação mundial e medalhista de prata nos Jogos de Tóquio e Paris, não participou desta etapa, priorizando seus estudos na expectativa de concluir o Ensino Médio.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo