ESPORTE – Brasil se prepara para os playoffs da Billie Jean King Cup, enfrentando Portugal e Austrália em busca da classificação histórica para os qualifiers de 2026.

A seleção brasileira feminina de tênis deu início, nesta terça-feira, à sua preparação técnica em Hobart, na Austrália, com foco em sua estreia nos playoffs da Billie Jean King Cup (BJKC), um dos mais prestigiados torneios de tênis feminino entre nações. O Brasil se prepara para confrontos decisivos contra Portugal no próximo sábado e, no dia seguinte, enfrentará a equipe anfitriã, a Austrália, ambas as partidas ocorrerão no Domain Tennis Centre.

Das cinco jogadoras convocadas, quatro já participaram do treino: Luisa Stefani, recente vice-campeã de duplas do WTA Finals, Laura Pigossi, Ana Candiotto e Ingrid Martins. A jovem promessa Nauhany Silva, apenas 15 anos, se juntará ao time nesta quarta-feira, após representar o Brasil no Billie Jean King Cup Júnior em Santiago, no Chile.

O técnico Luiz Peniza relatou um dia positivo de treino, apesar das interrupções causadas pelas chuvas. De acordo com ele, o time teve a oportunidade de se adaptar às condições locais, que incluem um leve vento, característica já prevista pela equipe. “As quadras estão ótimas e vamos com tudo para os próximos desafios”, afirmou Peniza.

O Brasil está inserido no Grupo E durante os playoffs, onde cada dia de competição contará com duas partidas de simples e uma de duplas, todas em melhor de três sets. O objetivo é garantir a classificação para os qualifiers de 2026. Vale lembrar que, em abril, a seleção já havia enfrentado dificuldades, sendo superada nos qualifiers para as finais de 2025. Naquela oportunidade, o time contava com Beatriz Haddad Maia e Ingrid Martins, que não estão presentes nesta convocação.

A seleção brasileira, que nunca conseguiu avançar para as finais da BJKC desde a sua criação em 1963, busca agora superar seus limites. O torneio passou a se chamar Fed Cup em 1995 e, em 2020, recebeu o nome de Billie Jean King Cup, em homenagem à icônica tenista, uma verdadeira defensora da igualdade social e 39 vezes campeã de Grand Slam, tanto em simples quanto em duplas.

Os jogos do Grupo E têm a seguinte programação:

– 14/11 (sexta) – Austrália x Portugal, às 22h (horário de Brasília)
– 15/11 (sábado) – Brasil x Portugal, às 22h
– 16/11 (domingo) – Brasil x Austrália, às 22h.

Essa será uma oportunidade crucial para a equipe brasileira mostrar sua força e potencial no cenário internacional do tênis feminino.

Sair da versão mobile