O técnico Carlo Ancelotti anunciou, nesta segunda-feira, a convocação da seleção brasileira masculina de futebol para os amistosos que acontecerão em novembro de 2025. O Brasil enfrentará Senegal e Tunísia nos dias 15 e 18, respectivamente, em partidas que ocorrerão em solo europeu. Ambas as seleções adversárias já têm vaga garantida na Copa do Mundo de 2026, que será disputada em conjunto por Canadá, México e Estados Unidos.
A lista de convocados traz algumas surpresas, destacando-se a inclusão do lateral-esquerdo Luciano Juba, que se destacou no Bahia. Outra novidade é a volta do atacante Vitor Roque, do Palmeiras, e do meio-campista Fabinho, do Al-Ittihad, ambos recebendo a chance pela primeira vez sob o comando de Ancelotti. Vitor Roque não era chamado desde 2023, enquanto Fabinho não integrava a seleção desde a Copa do Mundo de 2022.
Durante a coletiva de imprensa, Ancelotti comentou sobre a importância das últimas partidas para avaliação dos jogadores. “Creio que nos últimos jogos mudamos muito a equipe para fazer testes. É sempre positivo, é uma evolução que temos que fazer. Estou mais familiarizado com os jogadores, um conhecimento que cresceu ao longo das partidas”, afirmou o treinador. O objetivo é ter uma equipe mais definida para os amistosos, e ele elogiou a performance de jogadores que atuam no Brasileirão, ressaltando a qualidade do campeonato brasileiro.
A apresentação do grupo ocorrerá no dia 10 de novembro, em Londres, e o primeiro amistoso está agendado para o dia 13 contra Senegal, no Emirates Stadium. Três dias depois, a equipe enfrentará a Tunísia no Decathlon Stadium, em Lille, França.
Ancelotti também fez menção ao zagueiro Fabrício Bruno, que voltou a ser convocado apesar de erros cometidos em um jogo anterior contra o Japão. O técnico destacou a confiança na capacidade do jogador de aprender e evoluir após situações adversas.
Com a proximidade do Mundial, a seleção ainda terá outras duas Datas Fifa para se preparar: em março, com amistosos nos Estados Unidos contra equipes europeias ainda a serem definidas, e em junho, quando realizará um treinamento na Granja Comary, no Brasil, além de um último amistoso antes da Copa do Mundo.
A receita para definir a lista final dos convocados para o Mundial inclui fatores como o desempenho nas próximas partidas e a possibilidade de lesões, algo que pode impactar as escolhas. “Acredito que, quanto mais tempo passo com os jogadores, mais próximo estamos da lista definitiva. Os próximos seis meses serão cruciais”, concluiu Ancelotti.
Convocados
GOLEIROS
- Bento – Al-Nassr
 - Ederson – Fenerbahçe
 - Hugo Souza – Corinthians
 
DEFENSORES
- Alex Sandro – Flamengo
 - Caio Henrique – Mônaco
 - Danilo – Flamengo
 - Éder Militão – Real Madrid
 - Fabrício Bruno – Cruzeiro
 - Gabriel Magalhães – Arsenal
 - Luciano Juba – Bahia
 - Marquinhos – Paris Saint Germain
 - Paulo Henrique – Vasco da Gama
 - Wesley – Roma
 
MEIO-CAMPISTAS
- Andrey Santos – Chelsea
 - Bruno Guimarães – Newcastle
 - Casemiro – Manchester United
 - Fabinho – Al-Ittihad
 - Lucas Paquetá – West Ham
 
ATACANTES
- Estêvão – Chelsea
 - João Pedro – Chelsea
 - Luiz Henrique – Zenit
 - Matheus Cunha – Manchester United
 - Richarlison – Tottenham
 - Rodrygo – Real Madrid
 - Vinícius Jr. – Real Madrid
 - Vitor Roque – Palmeiras
 
