ESPORTE – Brasil marca presença nos Jogos Pan-Americanos Júnior em Assunção, buscando vagas para Lima 2027 e validando novos talentos até Los Angeles 2028.

O ciclo olímpico em direção aos Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028 tem início neste sábado, 9 de agosto, com a cerimônia de abertura dos Jogos Pan-Americanos Júnior em Assunção, Paraguai. Este evento marca a primeira competição multimodalidade após as Olimpíadas de Paris 2024 e reunirá cerca de 4 mil jovens atletas, todos com menos de 23 anos, competindo em 42 modalidades esportivas, que incluem tanto provas individuais quanto coletivas.

A cerimônia oficial, programada para às 21h (horário de Brasília), será precedida por provas classificatórias de remo que começam às 8h do mesmo dia. Os Jogos Pan-Americanos Júnior se estenderão até 23 de agosto e terão transmissão ao vivo pelo canal do Comitê Olímpico do Brasil no YouTube, permitindo que os fãs acompanhem cada emocionante momento da competição.

A delegação brasileira se destaca, trazendo 358 atletas, que vão desde novas promessas até competidores consagrados. Dentre os representantes, estão os nadadores Guilherme Caribé, que foi eleito embaixador dos Jogos após vencer o Campeonato Sul-Americano, e Stephanie Balduccini, uma finalista olímpica e campeã pan-americana. Além da ambição por medalhas, os participantes também buscam garantir uma das 231 vagas diretas para os Jogos Pan-Americanos de Lima, que ocorrerão em 2027.

Entre os atletas brasileiros, uma das vozes mais otimistas é a piauiense Juliana Viana, de 20 anos, que embarcou para Assunção na última quinta-feira. Juliana já fez história ao conquistar o primeiro título de simples do badminton para o Brasil no Campeonato Pan-Americano em Lima. “É meu segundo Pan Júnior e estou muito animada para contribuir com o nosso quadro de medalhas. Já tive uma boa experiência em Assunção nos Jogos Sul-Americanos, onde ganhei três ouros, e espero repetir esse sucesso”, declarou a atleta.

Os Jogos Pan-Americanos Júnior em Assunção apresentarão também novidades em relação à edição anterior, com a inclusão de sete novas modalidades, como maratona aquática, ciclismo BMX Freestyle e golfe, ampliando as oportunidades de competições para os jovens talentos.

Na primeira edição, realizada em Cali, Colômbia, o Brasil se destacou ao ficar no topo do quadro de medalhas, totalizando 164 pódios, com 59 medalhas de ouro, 49 de prata e 56 de bronze. A expectativa é que a nova edição em Assunção siga a tradição de sucesso do Brasil e revele ainda mais promessas para o futuro do esporte nacional.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo