Este ano, a Billie Jean King Cup passou por modificações em seu formato, semelhante à Copa Davis masculina, com os 18 países participantes divididos em seis grupos de três nações. Cada confronto na fase de grupos terá três partidas, sendo duas de simples e uma de duplas obrigatória. Apenas as primeiras colocadas de cada chave avançarão para as finais, que serão realizadas em Shenzhen, na China, em novembro.
O time brasileiro conta com jogadoras de destaque, como as paulistas Laura Pigossi e Luisa Stefani, número 38 no ranking mundial. As duas conquistaram a medalha de bronze juntas nos Jogos de Tóquio, sendo uma dupla competitiva e experiente. O técnico da equipe, Luiz Peniza, destacou a importância do novo formato da competição, que valoriza o jogo de duplas e torna a equipe ainda mais forte na busca pela classificação inédita para as finais.
Historicamente, o Brasil teve seu melhor desempenho na Billie Jean King Cup em 1965 e 1982, alcançando as quartas de final. O torneio homenageia a ex-tenista norte-americana Billie Jean King, 12 vezes campeã de simples e líder na luta pela igualdade no tênis. Aos 81 anos, King foi recentemente homenageada com uma estrela na Calçada da Fama em Los Angeles.
Com a equipe brasileira preparada e motivada, as expectativas são altas para a estreia nos Qualifiers da Billie Jean King Cup. Os jogos contra República Tcheca e Espanha prometem ser emocionantes, com as atletas brasileiras buscando a tão almejada classificação para as finais em Shenzhen.