ESPORTE – Brasil estreia com vitória no Mundial de Futebol de Paralisados Cerebrais em Salou, na Espanha, com goleada de 4 a 0 sobre o Canadá.

A Seleção Brasileira de futebol de paralisados cerebrais (PC) estreou com o pé direito no Campeonato Mundial da modalidade, que está sendo realizado em Salou, na Espanha. Em sua primeira partida, realizada no último domingo (10), os brasileiros não tomaram conhecimento do Canadá e venceram por 4 a 0, em jogo válido pelo Grupo B da competição.

Os gols da vitória foram marcados por Evandro de Oliveira, que balançou as redes duas vezes, Dudu Felipe e Heitor Luiz. Com o resultado positivo, o Brasil se prepara para os próximos desafios na competição. Na terça-feira (12), a equipe entra em campo às 11h (horário de Brasília) para enfrentar a Inglaterra. Já na quinta-feira (14), às 8h30, os brasileiros encaram o Japão, fechando a participação na fase de grupos. Os dois primeiros colocados avançam para as quartas de final.

Buscando conquistar um título inédito, a equipe brasileira chega motivada após ter conquistado a medalha de bronze na última edição do campeonato, em 2022. Com a segunda posição no ranking mundial da modalidade, o Brasil busca superar as conquistas anteriores, quando ficou com o vice-campeonato em 2003 e 2013.

O futebol de paralisados cerebrais é uma modalidade que tem suas particularidades, com os atletas divididos em classes FT1, FT2 e FT3, de acordo com o grau de comprometimento físico-motor. Cada time deve ter pelo menos um jogador da classe FT1 entre os titulares e só é permitida a presença de um jogador da classe FT3 em campo.

Com partidas de 30 minutos de duração, as equipes contam com sete jogadores em cada lado, em um campo de dimensões distintas do futebol convencional. Além disso, algumas regras, como a ausência de impedimentos e a possibilidade de cobrança de lateral com uma só mão, diferem do futebol tradicional. As partidas do campeonato estão sendo transmitidas ao vivo pelo canal da Federação Internacional de Futebol de Paralisados Cerebrais (IFCPF) no YouTube.

Sair da versão mobile