ESPORTE – Brasil domina o Surf Abu Dhabi Pro com seis surfistas nas oitavas masculinas em piscina de ondas artificiais.

O Brasil teve um excelente desempenho no primeiro dia da segunda etapa do Circuito Mundial de Surfe em Abu Dhabi, no Oriente Médio. Seis surfistas brasileiros garantiram vaga nas oitavas de final do torneio, que marcou a primeira vez que o evento foi realizado na região. Com um total de 36 atletas na competição, 11 deles representavam o Brasil.

O destaque brasileiro ficou por conta dos surfistas paulistas Filipe Toledo, o potiguar Ítalo Ferreira, e o catarinense Yago Dora, que avançaram diretamente para as oitavas após vencerem suas baterias qualificatórias. Outros três brasileiros, Miguel Pupo, Deivid “DVD” Silva e Mateus Herdy, asseguraram suas vagas nas oitavas por meio da repescagem, que ocorreu no início da tarde no Brasil e à noite nos Emirados Árabes Unidos.

No entanto, nem todos os brasileiros tiveram a mesma sorte. Cinco atletas do país foram eliminados da competição, sendo eles os paulistas Edgard Groggia e Samuel Pupo, o pernambucano Ian Gouveia e João Chianca, nascido em Saquarema (RJ). No próximo sábado, além das oitavas de final masculinas, também terá início a competição feminina, com as brasileiras Tatiana Weston-Webb e Luana Silva representando o país.

A reta final da etapa de Abu Dhabi está marcada para o domingo, com as quartas, semifinais e decisão dos títulos tanto no masculino quanto no feminino. O formato da competição na piscina de ondas artificiais em Abu Dhabi exige que os competidores surfem quatro ondas ao longo da bateria, sendo duas para a direita e duas para a esquerda.

Dentre os destaques do dia, Ítalo Ferreira e Filipe Toledo foram os brasileiros que obtiveram os maiores somatórios, garantindo suas vagas nas oitavas de forma convincente. Na repescagem, os brasileiros Miguel Pupo, Deivid Silva e Mateus Herdy se destacaram com manobras aéreas radicais, garantindo suas vagas na próxima fase da competição.

Com um total de 36 surfistas no início da competição masculina, a etapa em Abu Dhabi promete grandes emoções e desafios para os atletas brasileiros em busca do título. É importante para o Brasil manter o desempenho no decorrer da competição e buscar mais vagas nas fases finais para aumentar as chances de conquistar o tão desejado título na região do Oriente Médio.

Sair da versão mobile