O destaque brasileiro ficou por conta dos surfistas paulistas Filipe Toledo, o potiguar Ítalo Ferreira, e o catarinense Yago Dora, que avançaram diretamente para as oitavas após vencerem suas baterias qualificatórias. Outros três brasileiros, Miguel Pupo, Deivid “DVD” Silva e Mateus Herdy, asseguraram suas vagas nas oitavas por meio da repescagem, que ocorreu no início da tarde no Brasil e à noite nos Emirados Árabes Unidos.
No entanto, nem todos os brasileiros tiveram a mesma sorte. Cinco atletas do país foram eliminados da competição, sendo eles os paulistas Edgard Groggia e Samuel Pupo, o pernambucano Ian Gouveia e João Chianca, nascido em Saquarema (RJ). No próximo sábado, além das oitavas de final masculinas, também terá início a competição feminina, com as brasileiras Tatiana Weston-Webb e Luana Silva representando o país.
A reta final da etapa de Abu Dhabi está marcada para o domingo, com as quartas, semifinais e decisão dos títulos tanto no masculino quanto no feminino. O formato da competição na piscina de ondas artificiais em Abu Dhabi exige que os competidores surfem quatro ondas ao longo da bateria, sendo duas para a direita e duas para a esquerda.
Dentre os destaques do dia, Ítalo Ferreira e Filipe Toledo foram os brasileiros que obtiveram os maiores somatórios, garantindo suas vagas nas oitavas de forma convincente. Na repescagem, os brasileiros Miguel Pupo, Deivid Silva e Mateus Herdy se destacaram com manobras aéreas radicais, garantindo suas vagas na próxima fase da competição.
Com um total de 36 surfistas no início da competição masculina, a etapa em Abu Dhabi promete grandes emoções e desafios para os atletas brasileiros em busca do título. É importante para o Brasil manter o desempenho no decorrer da competição e buscar mais vagas nas fases finais para aumentar as chances de conquistar o tão desejado título na região do Oriente Médio.
