ESPORTE – Brasil conquista ouro e pratas no boxe dos Jogos Pan-Americanos de Santiago, com destaque para Beatriz Ferreira.



A sexta-feira (27) começou com uma grande conquista para o boxe brasileiro nos Jogos Pan-Americanos de Santiago (Chile). Beatriz Ferreira, baiana de 31 anos, sagrou-se bicampeã na categoria 60 quilos, confirmando seu favoritismo. Além dela, o Brasil também conquistou medalhas de prata com Tatiana Chagas (54 kg) e Keno Marley (92 kg).

Beatriz Ferreira venceu a colombiana Angie Valdes por 5 a 0 na decisão do ouro, repetindo a final feminina dos 60 kg do Mundial de março. Essa foi a segunda vez seguida que Bia ganhou a medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos, a primeira foi em 2019, em Lima, no Peru.

Em declaração ao Comitê Olímpico do Brasil (COB), Bia comentou sobre sua vitória: “Missão dada é missão cumprida. Classifiquei e, de brinde, peguei o ouro. Estou muito feliz. Jogos Olímpicos já estão aí e eu quero pegar a mãe de todas, a dourada. Meu último ciclo, era para ser em Tóquio, mas fui desafiada, um ciclo menor [três anos até Paris 2024]. Quis repetir as competições, trazendo ouro novamente, e está dando tudo certo. Acredito que lá em Paris vou estar no pódio e brigando pelo ouro.”

Tatiana Chagas, estreante nos Jogos Pan-Americanos, levou a medalha de prata na categoria 54 kg. Ela foi superada pela colombiana Yeni Castañeda, atual vice-campeã mundial. Mesmo não conquistando o ouro, Tatiana se mostrou motivada para os próximos desafios: “No terceiro round, eu perdi pro cansaço, dessa vez ela estava mais preparada. Não levei o ouro para casa, mas ainda não acabou. Só me deu mais vontade de treinar e me dedicar para nosso próximo Pan, nos Jogos Olímpicos, só levar o ouro pra casa.”

Outro brasileiro que conquistou a medalha de prata foi Keno Marley, na categoria 92 kg. Keno enfrentou o cubano Julio César La Cruz, atual bicampeão olímpico e tetracampeão mundial. Mesmo sendo derrotado mais uma vez pelo cubano, Keno se mantém otimista: “Vim com o objetivo de ser ouro aqui em Santiago. Em 2019, no meu primeiro Pan, também enfrentei ele na final. Infelizmente, não deu ouro por alguns detalhes, mas agora estou com a vaga olímpica, vou seguir treinando para melhorar esses erros que eu cometi para que em Paris seja diferente.”

Além das medalhas de ouro e prata, o Brasil também teve pugilistas poupados da final devido a lesões, garantindo a prata. Michael Douglas Trindade (51 kg), com uma lesão no cotovelo, e Abner Teixeira (+92 kg), com uma lesão no joelho, conquistaram a vaga olímpica em Paris 2024.

No final da tarde, outras quatro disputas do ouro estão previstas, com Caroline Almeida (50 kg), Jucielen Romeu (57 kg), Barbara Santos (66 kg) e Wanderley Pereira (80 kg). Os Jogos Pan-Americanos de Santiago podem ser acompanhados ao vivo no site do Canal Olímpico do Brasil.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo