Essa campanha superou a marca dos Jogos de 2011, realizados em Guadalajara, no México, onde o Brasil conquistou 13 medalhas, sendo seis ouros, três pratas e quatro bronzes. Além disso, ainda há a possibilidade do número de medalhas aumentar, visto que a disputa por equipes mistas acontecerá na próxima terça-feira (31).
Samanta Soares, campeã pan-americana na categoria 78kg, falou sobre a experiência de lutar em um ginásio lotado e ter o seu nome gritado pelas pessoas. Ela descreveu como surreal, mas conseguiu se manter focada e seguir sua técnica para conquistar a vitória. A atleta expressou sua felicidade com o resultado alcançado.
No entanto, nem tudo são boas notícias para a equipe brasileira. O judoca Daniel Cargnin sofreu uma lesão no tornozelo esquerdo durante a semifinal da categoria até 73kg, que foi conquistada por Gabriel Falcão. Exames de imagem confirmaram uma fratura no local e, por isso, Cargnin precisará passar por uma cirurgia. O Comitê Olímpico do Brasil (COB) informou que a intervenção será realizada nos próximos dias, quando o atleta retornar ao Brasil.
Com a excelente performance no judô e a possibilidade de aumentar o número de conquistas nas disputas por equipes mistas, o Brasil está demonstrando sua força e habilidade nessa modalidade esportiva. Os atletas brasileiros estão orgulhando o país com suas performances e estão animados para trazer ainda mais medalhas para casa. A delegação brasileira está determinada a mostrar ao mundo o talento e a qualidade do judô brasileiro.