O técnico português Artur Jorge viu sua equipe encontrar dificuldades na primeira etapa, com o Peñarol se fechando bem defensivamente. Porém, depois do intervalo, o Botafogo não deu chances ao adversário e marcou cinco gols em um verdadeiro show de futebol.
O primeiro gol saiu cedo, aos 5 minutos da etapa final, com Luiz Henrique achando Savarino na área e o venezuelano abrindo o placar. O gol foi o estopim para uma sequência avassaladora. Aos 9 minutos, Barboza ampliou após cobrança de escanteio. Logo depois, aos 13 minutos, Luiz Henrique deu passe para Savarino marcar o terceiro.
O quarto gol veio aos 27 minutos, com Savarino retribuindo a assistência para Luiz Henrique marcar. E, para fechar a goleada, aos 33 minutos, Igor Jesus aproveitou o rebote do goleiro e marcou o quinto gol.
Com uma vantagem confortável, o Botafogo agora se prepara para a partida de volta, que será realizada na próxima quarta-feira (30), em Montevidéu. Mesmo com a possibilidade de perder por até quatro gols de diferença, os cariocas estão próximos de fazer história e chegar à final da Copa Libertadores pela primeira vez. O êxtase e a expectativa tomam conta dos torcedores alvinegros, que sonham com a tão sonhada glória eterna.