Entre os atletas que já estão se preparando para as competições, destaca-se o nadador mineiro Gabriel Araújo, da classe S2 (limitação físico-motora). Com três medalhas de ouro conquistadas na última edição do Mundial de natação paralímpica em Manchester, Gabriel comentou sobre a estrutura e a qualidade da água: “Gostei muito da água e de toda a estrutura que tivemos acesso. Ainda não nadei no local de competição, mas, pelos treinos, acredito que consiga ser bem rápido durante o Parapan”.
Além disso, a mesatenista carioca Sophia Kelmer, de apenas 15 anos, também expressou sua felicidade em participar do seu primeiro Parapan: “Estou muito feliz por competir no meu primeiro Parapan. É uma sensação incrível. As impressões iniciais são as melhores possíveis. Vou dar o meu máximo para levar resultados positivos para o Brasil”.
A delegação brasileira será composta por 324 atletas que competirão em diferentes modalidades, como natação, tênis de mesa, basquete em cadeira de rodas, bocha, ciclismo, tênis em cadeira de rodas, judô e tiro com arco. Nesta terça-feira, são aguardadas as chegadas das equipes de bocha, ciclismo, tênis em cadeira de rodas, judô e tiro com arco.
O Comitê Paralímpico Brasileiro, através de suas redes sociais, compartilhou um tweet entusiasmado com a chegada e treino dos atletas brasileiros em Santiago, ressaltando a importância dos últimos ajustes para a competição. A expectativa é grande para a participação dos atletas brasileiros no Parapan e a torcida nacional já está ansiosa para ver o desempenho e os resultados positivos que a delegação irá alcançar.