ESPORTE – Assunção (Paraguai) e Rio de Janeiro/Niterói concorrem para sediar Jogos Pan-Americanos em 2031; Avaliadores oficializarão candidaturas até maio.

A Panam Sports, entidade responsável pela organização dos Jogos Pan-Americanos, anunciou neste sábado (1) que apenas duas candidaturas foram apresentadas para sediar a edição de 2031 do evento. Os candidatos são as cidades de Assunção, no Paraguai, e a candidatura conjunta das cidades do Rio de Janeiro e Niterói, no Brasil.

Segundo a Panam Sports, o prazo para recebimento de inscrições encerrou às 23h59 do dia 31 de janeiro, e as candidaturas de Assunção e Rio de Janeiro-Niterói foram oficialmente recebidas. A secretária-geral da entidade, Jimena Saldaña, comemorou a submissão das propostas e agradeceu aos Comitês Olímpicos Nacionais, governos e autoridades dos países candidatos por participarem do processo.

A partir de agora, as cidades candidatas terão até o dia 30 de abril para enviar à Panam Sports o Dossiê de Candidatura, cumprindo todas as exigências estabelecidas. No dia 1º de maio, a entidade oficializará as candidaturas e criará uma Comissão Avaliadora para analisar todos os aspectos envolvidos, realizando visitas técnicas em cada uma das cidades candidatas.

A candidatura conjunta das cidades brasileiras do Rio de Janeiro e Niterói recebeu o apoio do Comitê Olímpico do Brasil e do Governo Federal. Os prefeitos das duas cidades estiveram recentemente em Brasília para uma reunião com o presidente, onde foram assinadas cartas de garantia em nome do governo.

A experiência do Rio de Janeiro, que sediou os Jogos Pan-Americanos em 2007, os Jogos Olímpicos em 2016 e foi uma das sedes da Copa do Mundo em 2014, é considerada uma vantagem para a candidatura brasileira. A expectativa é de que a escolha da cidade-sede seja feita levando em conta o impacto positivo que o evento possa trazer para o desenvolvimento do esporte na região.

Sair da versão mobile