O arqueiro Marcus Vinícius D’Almeida e a ginasta Rebeca Andrade foram os grandes protagonistas da cerimônia ao serem escolhidos como os melhores atletas masculino e feminino, respectivamente, recebendo o cobiçado Troféu Rei Pelé.
Marcus D’Almeida teve um ano excepcional, conquistando uma prata e um bronze nos Jogos Pan-Americanos, além de assumir a liderança no ranking mundial de sua modalidade, o tiro com arco. Em seu discurso, o arqueiro expressou satisfação com o prêmio: “Fico feliz de receber esse troféu, de levar ele para casa e de levar para a minha modalidade [o tiro com arco]”. Marcus superou outros grandes nomes do esporte brasileiro, como o surfista Filipe Toledo e o jogador de tênis de mesa Hugo Calderano.
Já Rebeca Andrade, que brilhou nos Jogos Pan-Americanos e Mundiais, conquistando diversas medalhas, expressou sua gratidão ao receber o prêmio: “Isso é fruto do meu trabalho e de tudo que eu tenho conquistado durante todos esses anos. Então é muito bom estar aqui e levar esse prêmio para casa. Eu fico muito, muito feliz mesmo”. Além disso, a ginasta compartilhou sua expectativa para os Jogos Olímpicos de Paris em 2024.
Outros grandes nomes do esporte brasileiro também foram reconhecidos durante a cerimônia. Flávia Saraiva foi escolhida como Atleta da Torcida, enquanto Camila Ferezin recebeu o prêmio de melhor técnico individual na modalidade de ginástica rítmica. Já Ramon Ito, comandante da seleção brasileira de beisebol, foi premiado como melhor técnico coletivo, destacando a excelência do esporte nacional.
Além disso, o Prêmio Brasil Olímpico escolheu os melhores atletas por modalidade, homenageando talentos em diversas áreas do esporte, desde natação até esportes de inverno. Essa diversidade de premiados reflete a grandeza e o alcance do esporte brasileiro em todas as suas modalidades. Com grandes expectativas para os próximos desafios que aguardam o esporte nacional, a cerimônia foi encerrada com a promessa de um ano ainda mais memorável em 2024.