Pesquisadores que apresentaram artigos no III Encontro de Pesquisas Judiciárias (III Enpejud) devem comparecer ao curso sobre metodologia científica e normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). A capacitação é o prêmio oferecido pela Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal) para todos os autores de artigos apresentados durante o encontro. As aulas acontecem no dia 17 de setembro, na sede da Esmal, localizada no bairro Farol, das 8h às 18h.
Após a capacitação, os pesquisadores terão uma semana para revisar seus textos e enviar uma nova versão deles para a Revista Enpejud, publicação científica eletrônica lançada anualmente pela Esmal que compila os trabalhos apresentados no evento.
O curso será ministrado pelo professor Cecilio Argolo Junior, doutorando em Psicologia Clínica pela Universidade Católica de Pernambuco e especialista em normas técnicas, ABNT, APA, Vancouver e Chicago.
Segundo o professor Cecilio, normas e padrões são necessários para a evolução de técnicas de organização de informações. Dessa forma, de acordo com ele, conhecer as normas técnicas da ABNT e saber utilizá-las corretamente ajuda a desmistificar os critérios e procedimentos para submissão em periódicos.
Com a qualificação, a Coordenação de Pesquisa e Produção Científica da Esmal pretende elevar ainda mais o nível técnico dos trabalhos apresentados no III Enpejud, que ocorreu no mês de julho. “É uma oportunidade para que os pesquisadores elucidem suas dúvidas e avancem em suas trajetórias acadêmicas com o apoio da Esmal, grande incentivadora da pesquisa no nosso estado”, destaca Phillippe Alcântara, coordenador de pesquisa da Esmal.
Ascom – 22/08/2018