Nascida em 1970 na cidade de Gwangju, na Coreia do Sul, Han Kang é a primeira autora sul-coreana a ser laureada com o Prêmio Nobel de Literatura. Filha do romancista Han Seung-wonn, a escritora iniciou sua carreira artística e musical em 1993, com poemas publicados na revista Literatura e Sociedade. Segundo a academia sueca, o trabalho de Han Kang é caracterizado pela dupla exposição da dor, com conexões profundas com o pensamento oriental.
A consagração de Han Kang no universo literário internacional ocorreu em 2007, com o lançamento do livro “A Vegetariana”, que é divido em três partes e aborda as consequências violentas enfrentadas pela protagonista que se recusa a se submeter às normas alimentares. A obra recebeu destaque mundial, consolidando a reputação da autora sul-coreana.
O ano passado, o Prêmio Nobel de Literatura foi concedido ao norueguês Jon Fosse, reforçando a diversidade e qualidade das premiações da academia sueca. Han Kang, com sua maestria na prosa e poesia, conquistou um lugar de destaque dentre os grandes nomes da literatura contemporânea, demonstrando sensibilidade e profundidade em suas obras.