Com foco no protagonismo estudantil, a Escola Estadual Ambrosio Lyra se destacou com o projeto “Festival Estudantil de Registros e Vivências em Artes (F.E.R.V.A)”, que surgiu como resposta a ameaças de ataques em escolas brasileiras. O projeto valoriza a produção artística e cultural local, incentivando o interesse pela economia criativa e preparando os estudantes para seguir carreiras artísticas.
O professor Bruno Alves, idealizador do projeto, destaca a importância do festival e como ele elevou a autoestima dos alunos, muitos deles pertencentes a minorias. A Escola Ambrosio Lyra também foi premiada pela Secretaria de Estado da Educação na Mostra de Inovação e Tecnologia.
Na mesma linha de projetos inovadores, a Escola Estadual Judith Nascimento, em Messias, foi premiada com os projetos “Meninas nas Ciências” e “Marketing Digital”. Os alunos quebraram barreiras e criaram conteúdos para propagandas nas redes sociais, mostrando que sempre é possível reinventar-se e aprender novas habilidades.
Por sua vez, a Escola Estadual Graciliano Ramos, em Palmeira dos Índios, se destacou com o projeto “Caixa de Jogos em contextos de aprendizagens criativas”, utilizado no Atendimento Educacional Especializado para alunos com deficiência. O projeto visa o desenvolvimento de habilidades diversas e já rendeu uma bolsa de iniciação científica a uma das alunas participantes.
Essas iniciativas demonstram o potencial das escolas estaduais de Alagoas em promover uma educação transformadora e inclusiva, preparando os alunos para os desafios do futuro. Os professores e alunos envolvidos merecem todo reconhecimento pelo trabalho realizado e pelos resultados alcançados.