A diretora-geral da Etsal, Janaina Andrade, destacou a importância deste feito, ressaltando que o ingresso na Rede Escola representa um reconhecimento do alinhamento da escola com outras instituições de ensino na área da saúde no Brasil, além de possibilitar a oferta de suas expertises em âmbito nacional. Segundo ela, a RedEscola é formada por diversas escolas de saúde pública, escolas técnicas de saúde e universidades ligadas ao Ministério da Saúde, que atuam conjuntamente para impulsionar processos, acompanhar evoluções e sugerir programas.
Receber o Certificado de Pertencimento à RedEscola é uma prova de que a Etsal faz parte de um coletivo comprometido com a cooperação, construção compartilhada e circulação de conhecimentos, especialmente no que diz respeito ao desenvolvimento de competências no SUS. A participação na rede permitirá à Etsal articular e fortalecer as escolas e centros formadores em saúde pública ou saúde coletiva, por meio de estratégias para o desenvolvimento de políticas e ações educacionais na área da saúde.
A Etsal desempenha um papel fundamental no cenário da saúde em Alagoas, sendo a única escola técnica pública na área. Atuando nos níveis fundamental e médio, a instituição oferece uma educação profissionalizante de qualidade em diversas modalidades de ensino técnico multiprofissional. Além disso, a escola leva o nome da renomada médica patologista alagoana Valéria Hora, em homenagem à sua atuação destacada no estado e à luta pela valorização da categoria profissional de enfermagem de nível médio e demais categorias de nível médio da saúde.
Em suma, a integração da Etsal à RedEscola representa um passo significativo para a instituição, fortalecendo sua atuação e contribuindo para o aprimoramento dos processos educacionais na área da saúde em Alagoas e no país como um todo.