A feira literária tem como objetivo colocar em prática as leituras realizadas pelos alunos, que prepararam apresentações musicais e literárias para o evento. O diretor da escola, Jaeliton Francisco, enfatizou o quanto a feira literária é uma tradição na instituição de ensino. Ele ressaltou que, neste ano, a proposta foi transformar a feira em uma exposição, com a releitura dos livros recebidos no projeto VaLer a Pena. “É uma maneira de demonstrar tudo o que foi trabalhado após o recebimento dessas obras”, explicou o diretor.
Em uma das turmas do 2º ano, a professora Sayonara Pimentel trabalhou a releitura do livro TITI e TATI – Um dia na Escola. Os alunos produziram poemas e ilustrações com base na história do livro, que enfatiza a importância do amor e respeito. “Os alunos refletiram e puseram no papel seus sentimentos em forma de verso”, explicou a professora.
Durante a feira, uma das alunas, Ylana Layla, de 8 anos, compartilhou sua experiência com a leitura e produção do poema. Ela afirmou que foi muito legal ler o livro e destacou a importância de respeitar e amar os colegas. “Fiz meu poema e pintei a capa dele para todo mundo ver aqui na feira”, disse Ylana.
O evento contou com apresentações das produções literárias dos alunos, que demonstraram toda a criatividade e empenho na releitura das obras. A participação dos estudantes na feira literária evidenciou o impacto positivo do projeto VaLer a Pena na formação dos alunos em relação à leitura e à produção de textos.
A V Feira Literária da Escola Municipal Floriano Peixoto foi um sucesso e proporcionou aos alunos a oportunidade de demonstrar todo o conhecimento adquirido a partir das obras do projeto VaLer a Pena. A escola reafirmou seu compromisso em estimular o hábito da leitura e a criatividade entre seus estudantes.