Escola Municipal Doutor Pompeu Sarmento classifica 43 alunos para a segunda fase da Olimpíada Brasileira de Raciocínio Lógico.



A Escola Municipal Doutor Pompeu Sarmento, localizada no bairro Barro Duro, participou pela primeira vez da Olimpíada Brasileira de Raciocínio Lógico (OBRL) e obteve um resultado impressionante. 43 alunos da escola conseguiram se classificar para a segunda fase da competição, após conquistarem boas notas na primeira etapa. Essa escola já é conhecida por suas conquistas em olimpíadas nacionais e regionais, e esses resultados mais recentes só aumentam a sua reputação.

Na primeira fase da OBRL, realizada na primeira quinzena de setembro, participaram 150 alunos do 4⁰ ao 9º ano do Ensino Fundamental. Dentre eles, 18 estudantes do 4º e 5º anos e 25 do 6º ao 9º ano conseguiram garantir vagas para a segunda fase da competição. Esses alunos terão a oportunidade de realizar a prova no dia 6 de outubro, nas dependências da própria escola. Caso obtenham boas notas, a Pompeu Sarmento poderá comemorar mais medalhas nacionais para a sua coleção.

O professor de matemática da escola, Geraldo Ferreira, está orgulhoso do desempenho dos seus alunos. Ele ressalta que essa é a primeira vez que a escola participa dessa olimpíada e já está levando um número considerável de alunos para a segunda etapa. Segundo o professor, eles têm ótimas expectativas e acreditam no potencial dos estudantes, que estão evoluindo a cada olimpíada em que participam.

Para se prepararem para a primeira etapa da OBRL, o professor Geraldo Ferreira apresentou aos alunos algumas questões de raciocínio lógico que foram utilizadas em provas anteriores. Ele conta que a ideia de participar dessa olimpíada partiu dos próprios estudantes, que se interessaram ao pesquisar sobre o assunto. A escola está tão empenhada que já planeja incluir a OBRL no calendário de atividades para o ano de 2024.

Um dos destaques da escola na primeira fase da OBRL foi o aluno Esdras Pereira da Silva Santos, de apenas 11 anos, que alcançou a maior nota da escola. Esdras também recebeu uma medalha de bronze na Olimpíada Mandacaru de Matemática, sendo o único medalhista da Pompeu Sarmento este ano. O estudante agradeceu aos seus professores por todo o ensinamento e incentivo, e deixou um recado de incentivo para os seus colegas, dizendo que não devem ter medo e devem estudar muito para participar das olimpíadas.

Os alunos classificados agora terão duas semanas de preparação para a segunda fase da OBRL. O professor Geraldo Ferreira revela que continuarão aplicando questões de provas anteriores como forma de treinamento. Ele destaca o entusiasmo dos alunos após a participação na primeira etapa, afirmando que eles já estão empolgados e encantados com a olimpíada de raciocínio lógico.

Além dos benefícios individuais para os alunos, o professor Geraldo Ferreira ressalta a importância das escolas municipais estarem envolvidas em olimpíadas nacionais. Ele afirma que essas competições estimulam os alunos a desenvolverem suas competências e habilidades de aprendizagem. Essas olimpíadas estão diretamente relacionadas ao Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), o que pode resultar em um aumento na nota do Ideb para a escola. Portanto, investir nessas competições é um investimento a longo prazo.

A coordenadora pedagógica da escola, Claudinete Lima, também está entusiasmada com os resultados alcançados. Ela ressalta que a Pompeu Sarmento sempre busca desafiar as crianças através das olimpíadas, estimulando o raciocínio lógico e acreditando no potencial de cada aluno. A coordenadora é só elogios para os alunos que foram classificados para a segunda fase da OBRL, afirmando que eles conseguiram superar as expectativas.

Esse sucesso não é uma surpresa, já que a escola municipal tem um histórico de excelência em olimpíadas. Neste ano, a Pompeu Sarmento já conquistou várias medalhas em olimpíadas de diferentes áreas do conhecimento. Na Olimpíada Canguru de Matemática, foram uma medalha de bronze e uma de honra ao mérito. Na Olimpíada Brasileira de Astronomia, a escola conquistou uma medalha de ouro. E na Olimpíada Mandacaru de Matemática, além de uma medalha de bronze, Esdras também conquistou destaque.

No ano passado, em sua primeira participação na 2ª Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE), a escola municipal conquistou uma medalha de ouro e cinco de prata. Em 2022, a escola foi premiada na Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), conquistando 31 medalhas, sendo dez de ouro, 13 de prata e oito de bronze. Na Olimpíada Canguru de Matemática deste ano, foram mais 14 medalhas, entre pratas, bronzes e honra ao mérito. Além disso, quatro alunos foram homenageados na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP).

A OBRL tem como objetivo aproximar as escolas do mundo desafiador dos jogos e desafios lógicos. Através de uma metodologia direcionada, a competição busca estimular a memória, criatividade, destreza e o pensamento lógico-analítico dos alunos. A participação nessas olimpíadas potencializa não apenas o desenvolvimento individual dos alunos, mas também colabora para o aumento da nota do Ideb da escola.

A Escola Municipal Doutor Pompeu Sarmento é um exemplo de dedicação e qualidade de ensino. Seus resultados nas olimpíadas nacionais e regionais demonstram o comprometimento dos alunos, professores e gestão escolar. Parabéns a todos os envolvidos e que continuem alcançando excelentes resultados!

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo