Escola municipal bilíngue em Pilar se destaca e vira referência para educadores em todo o Brasil.

A Escola Municipal Bilíngue de Pilar, inaugurada em fevereiro do ano passado, já é uma referência no Norte e Nordeste do Brasil. O projeto da Prefeitura de Pilar foi mencionado no trabalho de conclusão de curso de MBA em Gestão Escolar pela PECEGE ESALQ/USP. A idealizadora do projeto, Erika Verdinassi, com quase 30 anos de experiência como professora e aplicadora de certificados internacionais de proficiência em Inglês, ressalta que se apaixonou pela iniciativa que oferece ensino bilíngue para 119 estudantes do 1º ano do ensino fundamental, enfatizando a importância do bilinguismo na educação básica.

Os números também evidenciam a importância do projeto desenvolvido na cidade de Pilar. Apenas 10% da população de 18 a 24 anos no Brasil fala inglês, o que é alarmante, considerando o idioma como um diferencial competitivo no mercado de trabalho. Quando o público-alvo são os brasileiros de 30 a 50 anos, apenas 3,5% têm domínio do idioma, de acordo com um levantamento do British Council.

A escola bilíngue de Pilar estabelece critérios de frequência e renda para a admissão de alunos, visando garantir que o acesso ao ensino bilíngue não seja exclusivo para a classe alta. Erika destaca que o ensino bilíngue ainda é restrito à classe A no Brasil, e que a ideia de seu trabalho acadêmico é trazer mais atenção para a importância desse modelo educacional.

O prefeito de Pilar, Renato Filho, ressalta que a metodologia da escola não se limita à gramática, permitindo que os alunos aprendam inglês de maneira natural e contextualizada. Ele destaca que a prioridade da administração municipal é a educação, e que a escola bilíngue tem como objetivo atender a um cenário de crescente demanda por capacitação.

A previsão é de que a pesquisa de Erika, que será apresentada em janeiro, ajude a difundir a importância do bilinguismo no contexto educacional e social. A professora ressalta que o estudo bilingue traz vantagens significativas para o desenvolvimento cognitivo dos alunos, e que é preciso aproveitar ao máximo essa oportunidade. A escola bilíngue de Pilar é um exemplo a ser seguido, e demonstra que o ensino bilíngue não deve ser limitado apenas àqueles que têm condições financeiras para acessá-lo. O projeto vem ao encontro da perspectiva de sucesso que o domínio da língua inglesa pode proporcionar, transformando vidas por meio do conhecimento.

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