Os números também evidenciam a importância do projeto desenvolvido na cidade de Pilar. Apenas 10% da população de 18 a 24 anos no Brasil fala inglês, o que é alarmante, considerando o idioma como um diferencial competitivo no mercado de trabalho. Quando o público-alvo são os brasileiros de 30 a 50 anos, apenas 3,5% têm domínio do idioma, de acordo com um levantamento do British Council.
A escola bilíngue de Pilar estabelece critérios de frequência e renda para a admissão de alunos, visando garantir que o acesso ao ensino bilíngue não seja exclusivo para a classe alta. Erika destaca que o ensino bilíngue ainda é restrito à classe A no Brasil, e que a ideia de seu trabalho acadêmico é trazer mais atenção para a importância desse modelo educacional.
O prefeito de Pilar, Renato Filho, ressalta que a metodologia da escola não se limita à gramática, permitindo que os alunos aprendam inglês de maneira natural e contextualizada. Ele destaca que a prioridade da administração municipal é a educação, e que a escola bilíngue tem como objetivo atender a um cenário de crescente demanda por capacitação.
A previsão é de que a pesquisa de Erika, que será apresentada em janeiro, ajude a difundir a importância do bilinguismo no contexto educacional e social. A professora ressalta que o estudo bilingue traz vantagens significativas para o desenvolvimento cognitivo dos alunos, e que é preciso aproveitar ao máximo essa oportunidade. A escola bilíngue de Pilar é um exemplo a ser seguido, e demonstra que o ensino bilíngue não deve ser limitado apenas àqueles que têm condições financeiras para acessá-lo. O projeto vem ao encontro da perspectiva de sucesso que o domínio da língua inglesa pode proporcionar, transformando vidas por meio do conhecimento.