Graças ao trabalho da equipe multidisciplinar do Hemoal, esses sintomas são minimizados ou evitados, permitindo que os portadores da doença falciforme possam levar uma vida normal. Eles podem estudar, passear e ter uma vida social sem restrições, tendo sua saúde monitorada e recebendo assistência integral.
O diagnóstico da doença falciforme é feito por meio do teste do pezinho, que está disponível em todos os 102 municípios de Alagoas. Após o diagnóstico, os pacientes são encaminhados para o Hemoal, onde recebem assistência multidisciplinar em parceria com a Associação das Pessoas com Hemoglobinopatias de Alagoas (Aphal).
Seguindo um protocolo que vai além da assistência hematológica, o Hemoal se preocupa em oferecer um atendimento multidisciplinar completo, envolvendo vários profissionais. Assim, garantem uma melhor qualidade de vida para os pacientes com doença falciforme, aumentando sua expectativa de vida e permitindo que levem uma vida normal, desde que sigam as orientações dos profissionais.
Um dos beneficiados pela assistência do Hemoal é o psicólogo Sidney Santos, que é assistido pelo Núcleo de Hematologia desde os primeiros meses de vida. Graças ao atendimento qualificado do hemocentro alagoano, Sidney conseguiu estudar, se formar em psicologia e se destacar como um profissional bem-sucedido em sua área.
Sidney destaca que não é fácil conviver com a doença falciforme, mas com a assistência multidisciplinar do Hemoal, é possível enfrentar os sintomas de forma menos dolorosa. Ele comparece às consultas, segue as orientações e, apesar das crises que teve ao longo da vida, conseguiu realizar todos os seus desejos, como estudar, namorar, casar e viajar. Sua vida é normal, mas com prudência e seguindo as recomendações dos profissionais do Hemoal.
O trabalho da equipe multidisciplinar do Hemoal é fundamental para garantir uma melhor qualidade de vida aos alagoanos com doença falciforme. Com seu apoio, esses pacientes podem superar os desafios e viver uma vida plena.