Equipe do Programa de Saúde realiza ações em prol da Semana Nacional de Doação de Leite Humano nas Unidades de Saúde de Maceió

A Secretaria Municipal de Saúde deu início a uma série de ações em comemoração à Semana Nacional de Doação de Leite Humano, por meio do Programa de Atenção Integral à Saúde da Criança. As atividades foram realizadas nas Unidades de Saúde Hamilton Falcão, localizada no Benedito Bentes, e José Araújo, no Jacintinho, com o intuito de sensibilizar as usuárias sobre a importância do aleitamento materno e da doação de leite humano.

Durante os dias 21 e 22 de maio, as mulheres puérperas atendidas nessas unidades de saúde participaram de conversas sobre técnicas de amamentação, demonstração da retirada adequada de leite materno e métodos corretos de amamentação. A equipe multiprofissional também enfatizou a importância da doação de leite para salvar vidas de bebês prematuros e de alto risco, ressaltando os benefícios desse ato.

A coordenadora técnica de Atenção Integral à Saúde da Criança, Marglene Oliveira, destacou o papel do posto de coleta da URS Hamilton Falcão na mobilização e coleta do “alimento ouro”, que é distribuído para crianças de alto risco na UTI neonatal do Hospital Universitário Alberto Antunes. Desde 2022, mais de 170 litros de leite foram coletados, e a ação visa aumentar esse número para salvar mais vidas.

Para realizar a doação de leite, as doadoras devem ter os exames de HIV, sífilis, hepatite B e C atualizados, passar por testes rápidos e não estar fazendo uso de certos medicamentos, como antibióticos. Após a verificação dos requisitos, as doadoras podem comparecer ao posto de coleta ou optar pela coleta domiciliar, em que profissionais de saúde vão até a residência da doadora.

Por meio dessas ações, a Secretaria Municipal de Saúde busca educar e conscientizar as mulheres sobre a importância da doação de leite materno, destacando o impacto positivo desse gesto solidário na vida de muitas crianças. A iniciativa visa não apenas mobilizar a comunidade, mas também salvar vidas por meio da generosidade e solidariedade das doadoras.

Sair da versão mobile