Por conta desse período de intensa folia, os cuidados com a saúde devem ser redobrados. Nesse sentido, a equipe de profissionais do Hospital de Emergência do Agreste (HEA) está concentrando esforços para conscientizar os foliões sobre práticas preventivas, visando um carnaval seguro e saudável na região.
Independentemente do ritmo preferido – seja frevo, axé ou samba – os profissionais do hospital orientam sobre a melhor forma de curtir as prévias carnavalescas. A primeira dica é a respeito dos riscos de dirigir sob efeito de álcool, reforçando a responsabilidade individual na prevenção de acidentes no trânsito.
Além disso, para os motociclistas, o uso de capacete é de extrema importância. Já para quem opta pelo carro, o uso do cinto de segurança é uma medida crucial para a proteção de todos os ocupantes do veículo.
Outro aspecto relevante é a necessidade do uso de protetor solar para proteção da pele em meio ao calor intenso dos últimos dias. Recomenda-se também o uso de roupas leves e confortáveis, assim como a ingestão de líquidos, como água e sucos, como forma de manter-se hidratado.
A equipe de saúde também enfatiza a importância de uma alimentação equilibrada para evitar desconfortos gastrointestinais durante os festejos carnavalescos, sugerindo a opção por refeições leves e ricas em nutrientes.
De acordo com a diretora-geral do HEA, Bárbara Albuquerque, é recomendável realizar alongamentos para preparar o corpo antes de se jogar na folia. Ela ressalta que os profissionais do hospital estão preparados para acolher todos os pacientes que necessitarem, mas salienta a importância de não misturar bebida alcoólica e direção, principalmente para motoristas e pilotos de moto.
Neste período de festas, a diretora-geral ressalta a importância do bom senso, autocuidado e sensibilidade para cuidar tanto de si quanto do próximo, visando a preservação da saúde de todos os foliões nesta época animada do ano.