Equatorial Alagoas transforma uniformes em peças de vestuário para pacientes psiquiátricos, promovendo sustentabilidade e impacto social positivo.



Na manhã ensolarada em Maceió, a equipe do Serviço de Processamento de Roupas Hospitalares (SPRH) do Hospital Escola Portugal Ramalho já está em pleno funcionamento. Com atividades que começam cedo, os 11 servidores se dividem entre recolher e trocar a roupa de cama dos internos, além de receber, triar e distribuir novas peças para as cinco alas que abrigam mais de 100 pacientes psiquiátricos, todos assistidos de forma gratuita pela unidade de saúde.

Em uma iniciativa inovadora, a Equatorial Alagoas estabeleceu uma parceria em 2024 para doar fardamentos inservíveis dos eletricistas da Distribuidora de energia ao hospital. Esses uniformes, que antes seriam descartados, são reaproveitados e transformados em bermudas e shorts para proporcionar mais conforto e bem-estar aos assistidos.

Além de beneficiar os pacientes, a iniciativa também visa reduzir impactos ambientais. O Brasil produz cerca de 170 mil toneladas de resíduos têxteis por ano, dos quais apenas 20% são reaproveitados. Com a prática do upcycling, novas ideias surgem e contribuem para transformar resíduos em algo positivo.

A gerente de Responsabilidade Social do Grupo Equatorial Energia, Késia Marques, ressalta a importância da destinação correta desses materiais inservíveis para promover a responsabilidade social e sustentabilidade. O projeto de transformação dos uniformes é conduzido pelas costureiras Célia Delfino e Veridiana Brasileiro, que colocam amor e criatividade em cada peça confeccionada.

O hospital já recebeu 430 uniformes doados pela Equatorial Alagoas, que são utilizados não apenas para o conforto dos assistidos, mas também como uma forma de identificação do trabalho artesanal realizado no local. Os beneficiados elogiam a iniciativa, como G. S, que destaca a importância das doações e das atividades realizadas no hospital para a sua felicidade.

Assim, a parceria entre a Equatorial Alagoas e o Hospital Escola Portugal Ramalho não só transforma uniformes inservíveis em novas peças úteis, mas também transforma vidas e gera impactos positivos para o meio ambiente e para a comunidade. Uma prova de que a criatividade aliada ao amor pode gerar resultados incríveis.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo