Em uma iniciativa inovadora, a Equatorial Alagoas estabeleceu uma parceria em 2024 para doar fardamentos inservíveis dos eletricistas da Distribuidora de energia ao hospital. Esses uniformes, que antes seriam descartados, são reaproveitados e transformados em bermudas e shorts para proporcionar mais conforto e bem-estar aos assistidos.
Além de beneficiar os pacientes, a iniciativa também visa reduzir impactos ambientais. O Brasil produz cerca de 170 mil toneladas de resíduos têxteis por ano, dos quais apenas 20% são reaproveitados. Com a prática do upcycling, novas ideias surgem e contribuem para transformar resíduos em algo positivo.
A gerente de Responsabilidade Social do Grupo Equatorial Energia, Késia Marques, ressalta a importância da destinação correta desses materiais inservíveis para promover a responsabilidade social e sustentabilidade. O projeto de transformação dos uniformes é conduzido pelas costureiras Célia Delfino e Veridiana Brasileiro, que colocam amor e criatividade em cada peça confeccionada.
O hospital já recebeu 430 uniformes doados pela Equatorial Alagoas, que são utilizados não apenas para o conforto dos assistidos, mas também como uma forma de identificação do trabalho artesanal realizado no local. Os beneficiados elogiam a iniciativa, como G. S, que destaca a importância das doações e das atividades realizadas no hospital para a sua felicidade.
Assim, a parceria entre a Equatorial Alagoas e o Hospital Escola Portugal Ramalho não só transforma uniformes inservíveis em novas peças úteis, mas também transforma vidas e gera impactos positivos para o meio ambiente e para a comunidade. Uma prova de que a criatividade aliada ao amor pode gerar resultados incríveis.