Cerca de 30 gestores participaram da palestra ministrada pelo executivo de Segurança, João Porfírio. Durante o encontro, foram abordados os cuidados que as empresas e provedores de internet devem adotar ao utilizar as estruturas da distribuidora compartilhadas para instalação e manutenção de fibras na rede elétrica.
De acordo com a Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel), em 2023 foram registradas 25 mortes de origem elétrica envolvendo trabalhadores de telecomunicações. Diante disso, a Equatorial reforça seu compromisso com a segurança e destaca a importância de reforçar os cuidados necessários para evitar acidentes.
Dentre os temas abordados na palestra, destacam-se o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), o distanciamento seguro da rede elétrica, respeitando a distância mínima de três metros, e os padrões técnicos de segurança para o compartilhamento das estruturas da distribuidora.
A secretária de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente da Prefeitura de Arapiraca, Rosa Lira, elogiou a iniciativa da Equatorial Alagoas. Segundo ela, a orientação fornecida às empresas de telecomunicações sobre segurança e responsabilidade na utilização dos postes é fundamental. A parceria entre a distribuidora de energia e os provedores de internet visa oferecer um serviço de qualidade e segurança à população.
Diante do compromisso da Equatorial Alagoas com a segurança pública e a prevenção de acidentes, a palestra foi um importante passo para conscientizar e orientar as empresas do setor de telecomunicações sobre as medidas necessárias para garantir a segurança de seus colaboradores e clientes.