Equatorial Alagoas lança plano especial para garantir fornecimento de energia durante as festividades de fim de ano.




Plano Especial da Equatorial Alagoas para as festividades de fim de ano

Equatorial Alagoas prepara plano especial para as festividades de fim de ano

A partir deste sábado (23), a Equatorial Alagoas coloca em operação o plano especial para as festividades de fim de ano, com a finalidade de garantir máximo empenho na continuidade do fornecimento de energia, com qualidade e segurança para os alagoanos que vão aproveitar as comemorações. Os detalhes do plano foram anunciados pela Distribuidora na manhã desta quarta-feira (20) e a estrutura conta com um efetivo formado por 900 profissionais com um aumento de 80% de equipes atuando em campo para atender a população.

De acordo com o superintendente de operações da Distribuidora, Thiago Attias, foram realizadas inspeções termográficas na rede de distribuição, medições de nível de tensão, troca de isoladores, lavagens de rede, instalação de espaçadores, serviços de poda de árvores e manutenções preventivas e corretivas em toda a rede elétrica da área de concessão.

Também foram realizadas vistorias preventivas nas subestações que suprem os maiores polos de festividades. Do Litoral Norte ao Litoral Sul de Alagoas, passando pelo Baixo São Francisco e Alto Sertão, as atenções estão voltadas para os pontos de maior concentração de pessoas e turistas como Maragogi, Japaratinga, Porto de Pedras, São Miguel dos Milagres, Passo de Camaragibe, Barra de Santo Antônio, Paripueira, Maceió, Marechal Deodoro, Barra de São Miguel, Jequiá da Praia, Coruripe, Piaçabuçu, Penedo e Piranhas.

O monitoramento e controle geral do sistema elétrico de todo o estado estarão sob a supervisão do Centro de Operações Integradas (COI), que contará com um time de controladores, engenheiros e supervisores que estarão interligados com as equipes de rua equipadas com tecnologia de última geração para garantir eficiência no processo de comunicação para atuarem em caso de eventual interrupção no fornecimento de energia.

“Somado aos investimentos, que ao longo de 2023 foram mais 500 milhões em obras e melhorias da rede elétrica, a Equatorial Alagoas montou um robusto plano de manutenção preventiva com inspeção nos circuitos elétricos que atendem o estado, além de estruturar o efetivo que estará em regime de plantão com profissionais que estarão trabalhando, ininterruptamente, para garantir o atendimento em eventuais ocorrências. O plano está bem estruturado e reforça o compromisso da empresa em prestar um serviço de excelência para todo o estado de Alagoas”, destacou o superintendente.

“Alagoas é um dos estados mais procurados neste período de alta temporada. Este ano tivemos 64 km de linhas de distribuição entregues, que atendem essas regiões de mais movimento. Entregamos recentemente a subestação da Barra de São Miguel e teremos mais três novas subestações que irão reforçar qualidade da energia do estado”, complementou Attias.

A preparação incluiu, ainda, a fiscalização de ligações provisórias em barracas instaladas nas praias e avenidas das cidades, com o intuito de evitar surpresas desagradáveis, com atenção a aterramentos e conexões com a rede elétrica.

Equipes de inspeção estarão presentes durante a realização dos eventos para ações de suspensão do fornecimento em ligações fora dos padrões técnicos e de segurança, bem como, para atuar em parceria com os órgãos competentes no combate a ligações clandestinas. Caso as equipes encontrem alguma anormalidade, o serviço só será restabelecido quando o cliente regularizar a situação com a empresa.

Indicadores positivos

De acordo com um levantamento da Equatorial, os resultados das melhorias e de todos investimentos realizados pela Distribuidora, podem ser evidenciados pelos indicadores que medem a duração e frequência de interrupções de energia, desde a sua concessão no estado.

A Duração Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora (DEC), que mostra o tempo médio em que os alagoanos ficam sem luz, reduziu 74% de março de 2019 a março de 2023, saindo de 63,26 horas para 16,25 horas. De janeiro a junho de 2023, a Distribuidora já conseguiu reduzir mais de 2,52 horas o tempo médio de interrupção, comparado ao mesmo período de 2022.

Já a Frequência Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora (FEC), que calcula a quantidade de vezes em que houve falta de energia no Estado, caiu de 19,32 para 6,95, o que representa uma diminuição de 64%, se compararmos de março de 2019 a junho de 2023.

Como proceder em caso de ocorrências?

Para um melhor atendimento a seus clientes, a Equatorial orienta que todas as ocorrências sejam formalizadas em um dos canais de atendimento da empresa. O registro de falta de energia pode ser feito na Central de Atendimento através do telefone 0800 082 0196, por mensagem de texto com a assistente virtual “Clara”, atualizada recentemente oferecendo mais praticidade e que atende no WhatsApp (82) 2126-9200. Também é possível ter acesso a outros serviços pelo site equatorialenergia.com.br selecionando o estado “Alagoas”.

Vale reforçar que no momento da abertura do chamado é fundamental que o cliente tenha em mãos a Conta Contrato do imóvel que se encontra destacada em um retângulo de cor laranja, localizado no canto superior direito da conta de luz. É importante também que o cliente anote o número de protocolo gerado em todo atendimento, porque ele permite acompanhar as solicitações depois de registradas.

Os clientes de média e alta tensão possuem um canal de atendimento exclusivo. O registro de serviços emergenciais como falta de energia deve ser feito por meio do telefone 0800 082 8500.

*Com Assessoria de Imprensa da Equatorial Alagoas


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