ENEM 2025: Exame Voltará a Servir como Certificado de Conclusão do Ensino Médio para Maiores de 18 Anos.



O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2025 terá uma importante função: será utilizado como uma via para a certificação da conclusão do ensino médio para aqueles que não completaram a educação básica. O anúncio foi feito pelo ministro da Educação, Camilo Santana, em uma coletiva nesta sexta-feira. A nova medida possibilitará que cidadãos maior de 18 anos possam obter seu diploma através da nota obtida no exame.

Historicamente, o Enem manteve um papel essencial na educação brasileira até 2016, quando o governo implementou mudanças que restringiram seu uso apenas para a seleção de estudantes em instituições de ensino superior. Anteriormente, para obter o certificado de conclusão do ensino médio, os candidatos precisavam atingir uma média mínima de 450 pontos em cada uma das áreas de conhecimento, além de obter mais de 500 pontos na redação.

Com a alteração, aqueles que buscam a certificação, mas não possuem educação formal completa, podem recorrer ao Enem, o que representa um retorno ao seu papel mais amplo. Após a mudança em 2017, a alternativa disponível para a obtenção do diploma passou a ser o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). O Encceja possibilitou que muitos jovens e adultos, mesmo fora do sistema tradicional de ensino, pudessem reconhecer suas competências e garantir sua qualificação.

A reintegração do Enem como certificador de ensino médio pode representar uma mudança significativa para a população jovem do Brasil, oferecendo mais uma opção para conquistar a educação formal e, consequentemente, estimular o ingresso no mercado de trabalho ou em cursos superiores.

Essa nova diretriz busca facilitar o acesso à educação, promovendo uma inclusão maior e oferecendo novas oportunidades de aprendizado e desenvolvimento pessoal. As implicações dessa medida vão além da educação, refletindo também na empregabilidade e na qualidade de vida das pessoas que buscam o reconhecimento de suas habilidades e conhecimentos.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo