Segundo informações do Procon-SP, a multa referente a uma infração ocorrida em novembro de 2023, no valor de aproximadamente R$ 12,7 milhões, teve sua primeira fase de tramitação encerrada e a Enel tem até o dia 21 de novembro para efetuar o pagamento ou recorrer judicialmente. Quanto à segunda autuação, relacionada ao apagão de março de 2024, no mesmo valor de R$ 12,7 milhões, os prazos para recurso ainda estão em vigor.
Um levantamento realizado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) revelou que, somente no último episódio de apagão em outubro, as perdas no faturamento bruto do setor de São Paulo atingiram pelo menos R$ 1,82 bilhão. Os setores mais afetados foram os de serviços, com uma perda estimada em R$ 1,23 bilhão, e comércio, que acumulou prejuízos de aproximadamente R$ 589 milhões. O maior impacto ocorreu no Dia das Crianças, em 12 de outubro, com uma estimativa de prejuízo de R$ 211 milhões em vendas não realizadas devido à falta de energia elétrica.
Até o momento, a Enel não se pronunciou sobre a aplicação da nova multa. A empresa terá que agir rapidamente para resolver os problemas em sua prestação de serviços e evitar novas penalidades que possam impactar os consumidores e a economia do Estado de São Paulo.