Empresas alagoanas são premiadas pelo Banco do Nordeste por excelência em micro e pequenos negócios.

 

Três empresas de Alagoas foram premiadas no Prêmio Banco do Nordeste da Micro e Pequena Empresa 2023. A cerimônia de entrega dos troféus aconteceu na última quarta-feira (11), no Hotel Best Premier, em Maceió. A distribuidora de produtos alimentícios de Olho D’Águas das Flores, a clínica médica de Penedo e a padaria e confeitaria também de Penedo foram as grandes vencedoras do prêmio.

O prêmio reconhece o crescimento, a inovação, a adoção de práticas ambientais, a geração de emprego e renda, as práticas de governança e gestão, as ações de responsabilidade social e outros aspectos das micro e pequenas empresas e empresas de porte pequeno-médio.

Sidinei Reis, superintendente estadual do BNB, ressaltou a importância dessas iniciativas empreendedoras para o desenvolvimento econômico da região. Ele destacou que, no primeiro semestre deste ano, 70% dos empregos gerados no Brasil foram nas micro e pequenas empresas, e por isso é estratégico para o banco investir nesse segmento.

Durante o evento, Francisco Céliton, representante da Direção Geral do BNB, anunciou um orçamento de R$ 20 bilhões para esse segmento até o final do ano em toda a área de atuação do banco. Juliana Almeida, diretora financeira do Sebrae, parabenizou as empresas premiadas e reforçou a parceria do Sebrae no apoio ao setor.

Na categoria Microempresa, a vencedora foi a Clínica Gratia Plena, localizada em Penedo. A clínica, uma sociedade de três mulheres, já é referência na cidade em especialidades como pediatria, neuropediatra, clínica geral, neurologia, psiquiatria, nutrição, psicologia, podologia, exames cardiológicos e laboratoriais. O crédito do Banco do Nordeste foi utilizado para a implantação do negócio, com reforma do local e aquisição de mobiliário e equipamentos.

Na categoria Pequena Empresa, a ganhadora foi a Panetteria Di Patrícia Sá, localizada em Penedo. A empresária Patrícia Sá começou a fazer bolos durante a pandemia para ajudar nas finanças de casa e as encomendas foram crescendo. Com o apoio do BNB, ela alugou um ponto comercial e reformou para abrir a Panetteria. Atualmente, o empreendimento é um sucesso na região e já planeja expandir para outros municípios do estado.

Já na categoria empresa de porte Pequeno-Médio, o vencedor foi a Lima Frios Distribuidora, de Olho D’Água das Flores. O negócio começou como um frigorífico no quintal da casa do empresário Wallison Nascimento e, com o apoio do Banco do Nordeste, expandiu e se transformou em uma distribuidora de porte pequeno-médio, atendendo 42 municípios do estado. O crédito foi utilizado na compra de câmaras frigoríficas, ampliação da frota, investimento em energia solar e aquisição de equipamentos.

As empresas premiadas investiram recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) em seus negócios e foram selecionadas por uma comissão julgadora composta por representantes da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), do Sebrae, da FCDL, da FIEA e da Fecomércio.

Sair da versão mobile