O levantamento da Juceal apontou que existem 9.753 filiais registradas, sendo 8.559 estabelecimentos instalados em Alagoas com matriz no próprio estado ou em outra unidade federativa. Os 12,23% restantes correspondem à filiais alagoanas instaladas fora do estado.
Com a Lei da Liberdade Econômica, os arquivamentos de filiais devem ser feitos apenas na unidade federativa de origem da matriz, o que implica que o registro das filiais situadas fora de Alagoas é realizado pela Juceal.
Para facilitar o registro e a expansão dos negócios, a Junta Comercial implementou novas funcionalidades no Portal Facilita Alagoas ao longo do ano. Em setembro, foi disponibilizado o contrato padrão para a abertura de filiais, gerado automaticamente de acordo com as informações preenchidas no portal. Já no início deste mês, foi criada uma funcionalidade que permite a constituição de matriz e filiais em um único processo.
O presidente da Juceal, Ricardo Dória, ressaltou a importância do estudo sobre as filiais, afirmando que compreender os números desses estabelecimentos é fundamental para entender a expansão da economia alagoana para outros estados, incluindo o impacto e o tipo de atividade realizada. Ele também destacou que a Junta Comercial está trabalhando para oferecer ferramentas que facilitem os registros empresariais, proporcionando agilidade aos empresários por meio do Portal Facilita Alagoas.
A pesquisa realizada pela Juceal revelou que todas as outras unidades federativas do país possuem filiais alagoanas. Pernambuco é o estado que abriga o maior número de filiais, seguido por Sergipe, Bahia, São Paulo, Paraíba, entre outros. As cidades que mais possuem filiais alagoanas são Recife, Aracaju, São Paulo, Caruaru, Jaboatão dos Guararapes, entre outras.
Além disso, o estudo traz informações sobre a natureza jurídica, porte, atividade e cidades das filiais alagoanas. Para uma análise mais detalhada, os interessados podem consultar os dados no site da Junta Comercial.