A sondagem foi conduzida entre os dias 13 e 22 de outubro, envolvendo 652 empresários da região. Dentre aqueles que têm planos de contratar, uma expressiva maioria, correspondendo a 71,1%, considera que a efetivação dos temporários se deve à necessidade de ampliar o quadro de colaboradores. Outros 11% dos entrevistados revelaram que a intenção é substituir funcionários mais antigos.
Além disso, a pesquisa indicou que 34,2% dos empresários se preparam para contratar temporários especificamente para as vendas de fim de ano ou para atender à alta demanda do período. Esse número se mostra bastante perto do que foi registrado no mesmo período do ano anterior, que foi de 35,7%.
A tendência de contratação começa a se intensificar em novembro, quando 65,7% dos empresários planejam realizar admissões. O mês de dezembro também não fica atrás, com 41,7% das empresas prevendo contratações adicionais. Já as admissões realizadas nos meses de setembro e outubro representam 15,5% do total.
Entre os empresários que se comprometerão com novas contratações, 52,2% afirmaram que manterão os funcionários até o final de dezembro. Por outro lado, 27,4% demonstraram um olhar mais otimista, planejando manter esses colaboradores até janeiro de 2026. Esses dados refletem uma confiança no crescimento do comércio e a importância da mão de obra temporária em um cenário que tende a ser favorável durante a alta temporada de fim de ano.









