O crime chocante foi descoberto por um funcionário do empresário, que foi até a casa de Portela para levá-lo a uma consulta médica. Ao entrar na residência, o motorista se deparou com uma cena terrível: o corpo de seu chefe jazia no chão, com uma perfuração causada por um objeto pontiagudo e uma corda envolta de seu pescoço.
Além disso, no local do crime, foram encontrados indícios preocupantes, como uma mensagem escrita em um armário da cozinha com os dizeres “estuprador, ele abusou de mim”, supostamente escrita com o sangue da vítima. Também foi constatado o desaparecimento de joias e chaves de veículos e da residência.
A polícia rapidamente assumiu o caso e realizou uma minuciosa perícia no local, contando com o apoio do Instituto de Criminalística e do Instituto Médico Legal. Diversas linhas de investigação estão sendo seguidas, incluindo a possibilidade de latrocínio, crime passional ou vingança.
Enquanto as autoridades trabalham para desvendar esse mistério, amigos e funcionários de Portela lamentam sua morte, destacando sua personalidade generosa e prestativa. A comunidade de São Miguel dos Campos fica abalada com mais esse caso de violência que assola a região e aguarda por respostas que possam trazer justiça para o empresário assassinado.