Segundo o IMA, a empresa LICCS Comércio e Serviços, responsável pela produção dos uniformes, cometeu irregularidades no acondicionamento, disposição e manuseio dos resíduos sólidos, contrariando as normas estabelecidas na legislação ambiental. O órgão teve conhecimento do caso por meio de imagens divulgadas pela imprensa.
A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Crimes Ambientais, também esteve presente no local onde os materiais foram descartados de maneira inadequada. A grande quantidade de uniformes, mochilas escolares e fardamentos pertenciam à Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Penedo e à Defesa Civil de Maceió.
O delegado Robervaldo Davino enfatizou que o descarte não poderia ter sido realizado daquela forma, caracterizando um crime ambiental. A empresa alegou que os materiais descartados eram sobras e amostras de fardamentos e que foram depositados na caçamba de lixo após uma limpeza na empresa, garantindo que o descarte foi feito de maneira correta.
Ainda assim, o delegado informou que os responsáveis pela empresa serão intimados nos próximos dias para prestar esclarecimentos sobre o ocorrido. A multa aplicada pelo IMA serve como um alerta para a importância de seguir corretamente as regulamentações ambientais e garantir a preservação do meio ambiente.