Os números da Essent Jus a colocaram como a terceira empresa com maior faturamento eleitoral, ficando atrás apenas do Facebook, que alcançou a marca de R$ 130 milhões, e das plataformas Dlocal e Adyen, que receberam, respectivamente, R$ 59,3 milhões e R$ 22,4 milhões por serviços de impulsionamento de conteúdos nas redes sociais.
O alcance suprapartidário da Essent é evidente ao analisar sua lista de clientes. Entre os contratantes dos serviços da empresa estão os diretórios nacionais de partidos como PL, PT, MDB, PSD e União Brasil. O destaque vai para o MDB, que foi o cliente mais expressivo da empresa ao desembolsar R$ 13,5 milhões em agosto, correspondendo a 76% do faturamento total da Essent. Além disso, diretórios estaduais, como Novo do Paraná, PP do Paraná, PSDB do Rio Grande do Sul e Rede Sustentabilidade do Amapá, também estão presentes na lista de clientes da empresa.
Na esfera dos candidatos a prefeituras de capitais, nomes como Assumção (PL, Vitória), Maria do Rosário (PT, Porto Alegre) e Maria Victoria (PP, Curitiba) contrataram os serviços contábeis da Essent. Os números do Tribunal Superior Eleitoral mostram a evolução do faturamento da empresa ao longo dos anos eleitorais, com um crescimento significativo em 2024.
A atuação da Essent nas eleições de 2024 demonstra o crescente protagonismo de empresas especializadas em contabilidade e campanhas políticas, em um cenário onde a profissionalização e a especialização desses serviços se tornam cada vez mais relevantes.