Emprego Industrial em Alagoas Cresce 5,04% em 2023, Segundo Caged do Ministério do Trabalho e Emprego

O setor industrial de Alagoas encerrou 2023 com um saldo positivo de empregos, atraindo um crescimento de 5,04% em comparação com o ano anterior. O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) divulgou os dados, onde foi identificado que 3.982 vagas com carteira assinada foram criadas na indústria. Esse número é resultado das 35.847 contratações e dos 31.865 desligamentos registrados ao longo do ano.

Os empregos gerados na indústria foram responsáveis por 17% das 23.291 vagas com carteira assinada criadas no estado de Alagoas em 2023. A maior alta na geração de empregos formais ocorreu no setor de fabricação de produtos alimentícios, com a abertura de 2.495 vagas, totalizando um estoque de 51.289 postos de trabalho.

A secretária de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Maria Alice Beltrão, atribuiu o crescimento do emprego industrial ao trabalho do Estado em diversas frentes, como a implementação de incentivos fiscais, investimentos em infraestrutura, segurança, e educação. O Estado também tem buscado parcerias com novas empresas e oferecido cursos de formação e capacitação para os trabalhadores alagoanos.

Em dezembro de 2023, o Conselho Estadual do Desenvolvimento Econômico e Social (Conedes) aprovou incentivos fiscais para nove empresas, injetando R$ 29,8 milhões na economia local. O Programa de Desenvolvimento Integrado do Estado (Prodesin) tem como objetivo promover o desenvolvimento econômico em Alagoas, atraindo novos investimentos e expandindo empresas já instaladas.

Os resultados positivos do setor industrial têm refletido na movimentação econômica do estado, com um crescimento de 7% no PIB em 2023, o maior entre os estados nordestinos, de acordo com estimativas do Banco do Nordeste. A venda industrial avançou 19,32% em comparação com setembro de 2023, incluindo os resultados do setor sucroenergético.

O índice de Utilização da Capacidade Instalada apresentou uma elevação de 15% em outubro de 2023, e o nível do Custo das Operações Industriais (COI) teve uma alta de 27,21%. Além disso, o setor produtivo local contratou R$ 3,713 bilhões em crédito no ano passado, representando um aumento de 134% em relação a 2022.

A entrevistada também cita que a atração de investimentos e a geração de emprego são ferramentas poderosas no combate à pobreza. Segundo ela, o ambiente favorável à vinda de empresas criado pelo governo estadual é fruto de um trabalho planejado e executado com foco no desenvolvimento econômico.

Sair da versão mobile